Fala galera, beleza? Já faz um tempinho desde que publiquei meu último post e apesar de ter dito que não era minha intenção reviver o blog eu tenho sim planos de fazer um ou outro posts por aqui, já que escrever é algo que gosto e acho que será interessante compartilhar algumas coisas com vocês!
Antes de começar quero divulgar o nosso Grupo no WhatsApp! Já somos em 22 (um abraço pra todos vocês que já estão lá) e estamos crescendo… Eu mesmo não acrescendo tanto assim na questão de “dicas e ajudas para o jogo hoje em dia“, mas o objetivo do grupo é reunir jogadores novos, antigos para comentar e socializar sobre qualquer coisa (apesar de claro, o foco ser o jogo).
Sem mais delongas, como o título do post anuncia, aqui estou para falar sobre os mapas mais nostálgicos do AQW!
Ontem, em um momento bem tedioso da minha noite, eu criei uma conta no jogo e entrei, depois de anos – e uou, quanta diferença! Tem muita coisa no jogo que é praticamente a mesma coisa, desde o seu lançamento, mas é muito perceptível que muita coisa é bem diferente, principalmente a temática dos itens (…mas esse é assunto pra outro post).
Apesar disso, não dei tanta atenção pra essas novidades – e como sei que estar ali jogando era só algo passageiro, fiz questão de dedicar aqueles poucos minutos para visitar aqueles os mapas que marcaram a minha experiência com o jogo.
O jogo foi lançado em junho de 2008 (fase alfa) mas só em outubro que foi liberado de fato – criei a minha conta nesta época, então pude, de fato, fazer parte de todas as atualizações (grandes ou não) que o jogo teve. O jogo tinha um número bem menor de mapas do que tem hoje, o que facilitava que você pudesse em pouco tempo conhecer “praticamente todo o jogo”. Uma das maiores novidades pra mim foi o nível máximo atual, 100! Quando o jogo foi lançado o limite era 20, e pensa numa trabalheira que dava pra pegar esse nível 20, viu?
Eu sei que a saga dos 13 lordes do caos introduziu um mapa chamado newbie, que não só era um pontapé inicial para começar essa saga como também um lugar para os novos jogadores conhecerem como o jogo funcionava e subir os primeiros níveis. Mas esse cargo já foi ocupado por um outro mapa, e nossa primeira menção vai para…
Noobshire
/join noobshire
Com um nome bem autoexplicativo, o “condado do noob” era o mapa perfeito pra você começar sua gloriosa aventura no jogo. Com quests muito fáceis e todos os monstros de nível 1 (exceto o boss, Horc Trainer, de nível 3) era nesse mapa que você não só upava seus primeiros níveis mas também liberava sua segunda habilidade de classe – além de claro, conseguir dropar e equipar uma poderosíssima colher de pau.
Esse mapa ficou muito popular também por um fato que talvez nem todos tenham conhecimento sobre – e que acho que vale a pena citar. Não sei como está hoje mas até a época em que joguei era comum o uso de bots, um tipo de hack para poder “upar sozinho”. Pelas quests do mapa serem simples de serem completadas foi muito popular um bot neste lugar, onde apesar de que cada quest ter como recompensa apenas 100 gold e 100 xp, de grão em grão, a galinha enche o papo.
O mapa hoje está praticamente a mesma coisa que foi naquela época, com exceção de um novo NPC, Lowell Cat, que fica em uma nova parte do mapa. Como ele fica “escondido”, praticamente não dá perceber essa mudança e é como se estivesse em 2008, subindo meus primeiros níveis pela primeira vez, de novo.
Lolosia
/join pirates
Bom, supondo que você não seja um dos jogadores que usava bot e ficou lá em noobshire até o nível 20, uma hora sua paciência ia te mandar ir para outro lugar – e um dos bons lugares para continuar nossa aventura era Lolosia (confesso que não lembrava que o nome do mapa era esse).
Com uma temática pirata bem interessante, foi um mapa bem popular por ter uma sequência de quests que no final te recompensava com a classe pirata – e logo você passava a decepção ao ver que a classe era a mesma coisa que a rogue, algo bem comum (classes repetidas) no jogo antes de lançarem as armaduras (armors).
Decepção a parte, era um visual diferente – e para entrar no clima você ainda ganhava acesso ao Pirate Shop, comprava seu chapéu de pirata ou uma bandana e se você fosse um jogador bem dedicado ainda teria dinheiro para comprar a Colt Revolver (na taverna do Yulgar) e pronto, um pirata completo. Caso você não fosse tão rico assim, poderia passar um tempo no mapa e tentar dropar a Wave Cutter do chefe, Shark Bait. Confesso que não é a espada mais bonita do mundo, mas… é a “espada do boss”, né? Tem seu status…
Mas foi um mapa que mudou bastante, e com sentido. Pelo mapa ter o nome de Lolosia, que faz alusão ao nome de uma cidade, antigamente o mapa não passava de um mero navio pirata, com poucas salas e monstros. Hoje o mapa é maior, tem mais salas, mais NPCs, mais lojas e itens com a temática pirata tirando o estigma de que “só vou lá pra pegar a classe pirata” de lado.
Marsh (e Marsh2)
/join marsh, /join marsh2
Definitivamente o mapa mais icônico pra mim, que mais tenho lembranças daquela minha primeira época jogando. Basicamente, pelo o que me lembro, era até então o mapa de maior nível e foi onde muitos (e me incluo nesta lista) conseguiram alcançar o nível 20. Eu considero esse mapa importante por alguns motivos interessantes: o primeiro deles é que o NPC Bal Gravestorm era um necromante, classe até então que não existia no jogo. Até o lançamento da classe, este NPC era a única referência de como a classe seria, mas não dava pra ter nenhuma ideia de quais seriam as habilidades etc.
Isso não aconteceu só com a classe Necromancer, dois exemplos que posso citar é o NPC Zhoom (que antigamente ficava na taverna do Yulgar), com a classe Ranger que também demorou lançar no jogo e quando chegou era com uma aparência bem diferente da que imaginávamos (que seria o visual do Zhoom, apesar desse visual ter sido lançado como armor) e o NPC Galanoth com a classe Dragonslayer (que comentarei no próximo post, alerta de spoiler).
Mas para mim o que mais se destacava neste mapas eram os drops. Esses dois mapas eram repletos de drops incríveis e que por serem (a maioria) “não-member”, chamava a atenção de muitos jogadores. Lembro que nos meus primeiros dias de jogo descobri sobre a Balor’s Brutality e que passei horas e horas matando aquela aranha lazarenta para conseguir uma – só fiquei triste (na verdade, com um pouco de inveja) quando descobri que ela tinha uma prima-rica, e que por ser “member-only” eu não poderia conseguir, a Balor’s Cruelty.
Eu passei um bom tempo nesse mapa e tinha sim um carinho especial por ele, tanto que está eternizado num incrível vídeo de 144p ~ 5 FPS no YouTube como podem ver abaixo:
Indo agora para marsh2, a continuação do mapa. Os monstros aqui tinha um nível um pouco maior – mas essa pequena dificuldade a mais era recompensada com mais loots incríveis! Se no primeiro mapa eu consegui citar apenas a maça da Dreadspider, os três principais itens que podem ser obtidos são para mim: Warrior Claymore Blade: uma das espadas mais bonitas para mim, simples e elegante, Tyrant Blade: já sabem né? a espada do boss tem seu status, da mesma forma que a Soul Scythe: mas essa eu tenho um comentário em especial – eu gostava muito dessa foice porque ela era grande, e chamava a atenção!
Numa época em que itens como a Ungodly Reavers of Nulgath não existiam, se você queria ser o rei do camarote e lembrando que em 2008 isso de “comprar assinatura de um jogo pela internet” não era a coisa mais fácil do mundo, marsh era o seu lugar.
Apesar de algumas cenas serem exatamente a mesma coisa desde o meu primeiro dia de jogo, como o covil do Thrax Ironhide, a segunda parte do recebeu algumas mudanças, como novos monstros no mapa e um NPC, Mogulp.
Bom meus amigos, sinto que preciso encerrar por aqui! Minha intenção era falar sobre todos os mapas de uma vez, mas o post está ficando muito extenso (…e eu, cansado), então acho melhor separar em partes. Basicamente neste post estão os mapas que vieram com o jogo, estavam presente desde o começo. No próximo focarei nos mapas que vieram com atualizações.
Eu gostaria de descrever cada um dos mapas do jogo, mas sinto não ter tanta paciência assim, mas para não ser injusto, vou fazer algumas menções honrosas aqui e escrever o nome do máximo possível de mapas clássicos (sem contar mapas de “ficar parado”, como battleon, yulgar, etc) que consigo lembrar:
- /join willowcreek: Esse mapa foi muito importante, muito! Por muito tempo “ter um pet” era um benefício apenas para “member”, com uma única exceção: o Dark Wolf. Por muito tempo foi o único pet free do jogo, e que para consegui-lo era necessário fazer a sequência de quests deste mapa. Mas depois de um tempo eles removeram essa recompensa e quem pegou, pegou, quem não pegou, não pega mais;
- /join river;
- /join farm;
- /join graveyard;
- /join swordhaven;
Mas é isso galera, vejo vocês no próximo post!
O primeiro post sobre o jogo depois de muuuuito tempo…
Uau Pakuuto quanto tempo, gostaria que me chamasse no whats tenho uma dúvida que carrego a anos e preciso tirar contigo também já não jogo mais já trombei você diversas vezes no jogo enfim confio que você vai me chamar precisamos discutir um assunto 19 998933435
Caraaaaaca que nostalgia esse vídeo! AQW à .05FPS no PC da Telecena que dava pra fritar ovo na CPU!
kkkkkkkkkkkkk melhor vídeo que ja vi na vida