Mano, que loucura!
Não sei nem por onde começar. É muita coisa! Para quem não se lembra ou então talvez nem tenha chegado a me conhecer, sou o Sérgio! Fui um dos primeiros administradores do AQWorlds Brasil! Vou escrever alguns pensamentos, freestyle, sobre o que foi esse blog e o jogo para mim, porque é o que posso fazer depois de tantos anos sem publicar nada por aqui.
Alguns de vocês que acompanhavam o blog já conhecem as diferentes histórias dos ocorridos. Dito isso, vou dar uma resumida neles a partir da minha perspectiva, em um único paragrafo, pra dar uma refrescada em nossas memórias. Vamos do principio:
Basicamente, em 2008 Pakuuto criou o blog e chamou moderadores e administradores que ele julgara competentes (entre eles, eu!), capazes de manter postagens dentro de um certo padrão de qualidade e que tivessem uma afinidade com a equipe. Anos mais tarde foi expulso do próprio blog que criou e administrou até então. Saí pouco tempo depois, parte em solidariedade e parte porque o blog já estava perdendo o sentido dentro da minha vida, afinal, os meus amigos e as relações que tinha com eles dentro do jogo já não eram mais as mesmas.
Isso tudo há 7 anos atrás.
–
Nessas últimas semanas, o Pakuuto me caçou pelas redes sociais e mandou uma mensagem falando da possibilidade de recuperar o blog (que hoje, aparentemente, já tem suas atividades encerradas) por uma questão simbólica. Semanas depois, me convidou para fazer um último post aqui.
E cá estou.
A verdade é que, muito mais gratificante do que escrever aqui de novo, em um blog inativo, é o fato de que pude retomar contato com algumas pessoas que fizeram parte dessa minha história no jogo e no blog, que somam cerca de 3 ou 4 anos da minha vida conversando com pessoas e aprendendo muito com elas, em uma época da internet muito diferente da de hoje.
Afinal, pra mim chega a ser completamente abstrata a realidade em que um bando de moleques, crianças mesmo, jogando um joguinho MMORPG/Web/Online tenham criado um blog do jogo e, através dele, uma comunidade brasileira tão amigável e tão sólida. E isso é uma coisa que ninguém pode negar, afinal, os números estão ali no contador de visitas e nos comentários e atividades dos antigos posts para nunca mais serem esquecidos.
Eu particularmente não acredito que o sucesso do blog se deve exclusivamente ao jogo. Longe disso! Afinal, isso se deve muito mais ao senso de comunidade desenvolvido aqui, que mobilizou tanta gente.
O fato de que ficávamos quase sempre às sextas-feiras (dia de atualização do jogo) nos Top Blog do WordPress (quando não em primeiro lugar), é a prova cabal disso!
E isso se deve somente a popularidade do jogo? Não creio. Era muito mais um movimento gerado a partir de um esforço que vinha de muitas pessoas e que transcendia o AQW. Vinha da interação do público com a nossa equipe, com o blog, nos posts, nos comentários, no xat, e que acabou se transformando, sem a gente perceber, em uma grande comunidade dentro do AQW.
É incrível lembrar algumas coisas que passei naqueles tempos. As coisas que organizávamos aqui… Os pontos de encontros, as comemorações organizadas, as horas escrevendo de noite e de madrugada, o Xat, os amigos, as risadas … Mas não vou ficar relembrando momentos nostálgicos porque senão isso aqui viraria uma Bíblia. E tudo isso já faz muito tempo. Eu já não lembro de muita coisa do passado.
Uma vida inteira aconteceu desde que saí do blog.
Olhando em retrospectiva, hoje olho para essa época com muito carinho. Pra mim, esse blog é como um belo retrato. Um recorte de uma época: a minha vivência da Internet 2008 – 2012, em que vivi intensamente grandes frustrações, mas principalmente, grandes alegrias.
É parte da minha vida e tenho certeza que da história de muitos.
É isso. Obrigado a todos que leram até aqui. Eu sei o parto que é ler textos grandes em blogs na era do Facebook e WhatsApp (coisas que nem existiam quando eu escrevia aqui de verdade).
–
Tenho certeza de que somos todos pessoas bem diferentes hoje, em relação ao que éramos naqueles tempos.
Se alguém aqui tem curiosidade em saber como anda minha vida, me segue no Instagram, que é @sergio.jomori ou me adiciona no Facebook. Hoje sou publicitário formado, fotógrafo, músico e estudante de jornalismo, e eu particularmente adoraria conversar com algumas pessoas sobre o jogo, o blog, relembrar momentos ou só bater um papo mesmo sobre assuntos diversos, ouvir histórias e ver o que vocês andam fazendo.
É isso. Um abraço e até logo!
Na minha trajetória no jogo tive a chance de conhecer pessoas incríveis e que com certeza impactaram diretamente no quão grandioso eu classificava o jogo e a experiência que estava vivendo. E você, Sergio, foi uma delas. Você é uma das amizades mais antigas e ter o contato hoje (apesar que ficamos sim muito tempo sem) é muito gratificante e só boas lembranças vem a tona! Te agradeço muito por ter me ajudado, desde a mais simples quest, a um vídeo (como vários e vários que esteve presente, vide “Pakuuto e sua turma“) até os inúmeros posts que fez ao blog!
Quando disse que essa conquista não era minha e sim nossa, não foi da boca pra fora! A história do blog e seu legado deve muito a você! Obrigado!
o cara realmente se esforçou pra ser o first
Meu bom rapaz esses encontros nas rooms 7878 são muitos nostálgicos… Bom ver você escrevendo aqui cara. Sucessos manow. \o/
show!
=)
Sdds vídeo do banquinho
acompanho esse blog desde 2010, ficava todos os dias no intervalo da escola procurando por postagens novas desse blog tão incrível que foi tão importante na minha vida, por muito tempo. De vez em quando, ainda olho aqui pra relembrar o tempo tão agradável que passei com essa comunidade e esse jogo. Espero de coração que vocês estejam bem, que sejam felizes em suas vidas e que nunca esqueçam o quão especial foi a nossa estadia, juntos, nessa comunidade. Battle on! pessoal <3
Hola a todos, passo por aqui pra ver como esta o povo e matar a saudade, quem quiser me contate!