Chega ao fim o AQWorlds Brasil

Uma postagem para todos e para ninguém.

Ohayo, pessoas! Foi exatamente essa a saudação que usei na primeira publicação minha aqui no AQWorlds Brasil, no dia 10 de abril de 2013. Mas a história desse blog é muito mais antiga que a minha, e coleciona episódios também muito mais interessantes. Por aqui passaram pessoas ótimas, que ajudaram milhares de jogadores ao redor do país. Conquistamos muitas coisas também, e fomos um dos sites mais visitados do planeta na nossa plataforma (WordPress). Infelizmente, porém, na vida a única certeza que temos é de que, em algum momento, haverá um final para tudo. E esse é o final do AQWorlds Brasil.

Como todos podem perceber, o AQWBR já não é mais o mesmo blog. Nosso conteúdo está desatualizado e não temos a disposição ardente de antes. Muitos dos nossos colaboradores desistiram do jogo e muitos de nossos leitores desistiram do site. Não os culpo, afinal nosso conteúdo somente perdeu a qualidade com o passar dos anos. Muito disso por minha culpa, inclusive, que assumi a liderança do blog e fui um dos piores líderes que esse site já teve. Além disso, o próprio AQWorlds perdeu inúmeros jogadores com o passar dos anos, e a Artix sofre ainda hoje uma queda bruta de potencial no mercado. Tudo isso nos levou a um declínio acentuado, e hoje não há muito mais a se fazer.

Eu gostaria de explicar, também, que essa decisão é minha. Não houveram comunicados e nem discussões na administração atual do site. Somente eu, da minha casa, decidi que isso seria o melhor para a história do AQWorlds Brasil. Portanto, pode ser que algum dia esse blog volte e traga tanto conteúdo como já trouxe uma vez, sobre o comando de outra pessoa, provavelmente mais qualificada e competente do que eu. Qualquer um que ainda sinta fazer parte desse projeto, poderá guiá-lo se assim quiser. Mas acredito, do fundo do meu coração, que no ritmo que as coisas caminham o fim é mesmo inevitável. Não adianta fazermos uma postagem por semana e pensarmos que está tudo bem. Não está! Só estamos cooperando para uma derrocada ainda pior, e a história do AQWorlds Brasil não merece isso!

Portanto, para finalizar, eu gostaria muito de agradecer a todos que, de alguma forma, cooperaram com esse blog. Não vou citar todos os nomes porque realmente são muitos, mas eu quero dizer que sou imensamente grato aos que tornaram esse site possível e que dedicaram tanto de seu tempo e empenho para que alcançássemos nosso objetivo: entreter e informar jogadores. Essa comunidade mudou a minha vida de uma forma extremamente positiva, em um momento muito delicado. Sei que isso soa extremamente veadão melodramático, mas é a realidade. Em tempos difíceis, esse site estava aqui para me alegrar, e eu fico extremamente feliz porque sei que também diverti muitas pessoas. Todos nós, leitores ou administradores do AQWorlds Brasil, formamos uma comunidade incrível e que eu nunca vou esquecer. Todas as pessoas que aqui estavam nesse período de funcionamento do site, que já tem mais de 8 anos, fazem parte da minha história e eu nunca vou conseguir agradece-los suficientemente por isso. A única coisa que tenho para dizer é que vocês foram especiais para mim, e sou grato por isso. Me desculpem por todos os meus erros, por não ter sido bom o suficiente para conseguir manter esse site como deveria. Ademais, nos vemos em algum outro dia, se assim o destino quiser.

106 comentários sobre “Chega ao fim o AQWorlds Brasil

  1. Uma pena que tenha que acaba assim , acompanho aqwbr e cangaceiros desde meu começo no aqw em 2010, pra mim ja tinha desanimado o blog desde a saida de lucyf do parkout e do pakuuto. ='(

    • Realmente, o pessoal do blog foi desanimando ano após ano. Mas muito obrigado por ter acompanhado o AQWorlds Brasil por todo esse tempo!

    • Triste… não sei oq me deu que quis vir aqui ver esse blog… eu joguei AQW durante 2009-2011 com uma account chamada “lord driver” passava meus dias inteiros no jogo e aqui no blog, quando o Pakuuto saiu, não entendi o pq, mas com o tempo, eu tbm parei e entreguei minha conta a ‘amigos’… é triste ver isso acabar assim msm! contudo, seria mais triste se ficasse morrendo e ninguém dissesse basta. Obrigado por tudo, aqueles 3 anos foram incríveis!

  2. Isso é uma pena, acompanhava aqwbr desde 2009 aqui vi os tutorias das quests das primeiras sagas do AQW, é triste ver que não foi só o blogue que morreu, e sim AQW todo…O público alvo daquele tempo cresceu e aos poucos foram parando de jogar e a juventude de hoje em dia não sabe oq é procurar jogos leves para a diversão…
    Esse blog será lembrado na mente de muitos, só espero que reste alguma blog BR de AQW para a nova geração.

    • O jogo morreu para muita gente, como eu mesmo mencionei no post. A maioria das pessoas que participavam da última equipe de administração do AQWorlds Brasil não eram mais jogadores de AQW, e eu mesmo sou um exemplo disso. Somos quase todos universitários, e nesse estágio da vida os estudos tomam muito de nosso tempo. Assim, não é difícil explicar os motivos que levaram o AQWorlds Brasil a cair tanto de rendimento nos últimos anos.

      Todavia, agradeço de coração que tenha acompanhado o site por tanto tempo. Com certeza ele será lembrado por muitos, e por muito tempo!

  3. Cara eu só tenho a agradecer por tudo que vocês proporcionaram aos players br no aqw, bem antes da ascensão do cangaceiros foram vocês a principal fonte de conhecimento relacionado a AQW no Brasil,
    Eu tenho uma grande divida com vocês, afinal me ajudaram a ser menos noob. Boa sorte a toda equipe daqui pra frente.

    • Nós, da equipe do AQWorlds Brasil, é que devemos agradecer a você e a todos os leitores que tornaram esse projeto possível. Sem vocês, esse site jamais seria o que foi. Muito obrigado!

  4. Fico triste com o fim de vocês, acompanho dês de começar a jogar AqWorlds..
    espero que não desativam o site pós ele ajudou e colaborou com muita gente,
    nada e pra sempre mas o AqworldsBrasil vai ficar eternizado, ou melhor.
    “raro”. abraço pra Todos =D

    • O site não será desativado para que as pessoas ainda possam utilizar os tutoriais aqui publicados, ou qualquer artigo que seja de ajuda. Entretanto, não haverão mais atualizações e nem publicações sobre novidades relacionadas ao AQWorlds.

      Como eu disse no post, eu agradeço muito a você e a todos os leitores que nos acompanharam por todo esse tempo. É difícil acreditar que já são 8 anos de site e mais de 20 milhões de visualizações. Tudo isso, claro, graças a vocês.

  5. Vai deixar saudades. acompanho desde quando comecei jogar, em 2009. Vi o declínio de lá até cá, com o passar dos anos. Devemos agradecer muito também ao Grande Jorge Afonso, que era a grande inspiração do blog, tanto como jogador, quanto como pessoa. Enquanto ao AQW, que pena ver o jogo se deteriorar assim e ficar perdido no tempo…

    • O Jorge Afonso foi um dos grandes responsáveis pela minha chegada a esse blog. Era ele um dos principais administradores do AQWorlds Brasil quando eu participei do blog de testes e entrei. Como tivemos pouco tempo de convivência, não o conheci muito bem, mas pelo pouco que sei tenho certeza de que ele era uma pessoa exemplar e um dos maiores líderes desse blog. Lamento muito que eu não possa agradece-lo por tudo agora.

      Ademais, muito obrigado por acompanhar o blog por tanto tempo. Tudo isso começou em 2009 e agora já estamos em 2017. Poxa, são 8 anos de projetos, de amizades, de convivência! Isso tudo foi um grande ciclo na minha vida, e com certeza eu não vou esquecer.

  6. Eu como dono do blog AQ3DBrasil, e também como leitor e parceiro do blog AQWorldsBrasil lamento imensamente o fim deste amado blog. É com tristeza que eu recebo esta noticia, pois oacompanho desde sempre (Agora não tão com frequência como antes, devido nao estar mais jogando AQWorlds), mas sempre atento as novidades. Este blog contribui significadamente com todos os jogadores brasileiros e estrangeiros e não será esquecido por mim, pois já fez parte de minha vida desde a minha jornada no AQWorlds. Eu gostaria de dizer-lhe que você não deve se culpar, o maior culpado mesmo é o tempo… crescemos, criamos responsabilidades em nossas vidas pessoais, um dia querendo ou não, nós temos de seguir o percurso da vida e eu como blogger sei bem disso. Outro culpado é a propria AE que descuidou do AQWorlds e tornou um dos melhores MMORPG em um jogo de vestir, sem conteudo. A grande aposta agora é o AQ3D que sinceramente eu espero que não tome o mesmo rumo que o AQWorlds.

    Não lamente, pois você é um heroi! Assim como os demais que continuaram ate o fim, mesmo sabendo que este dia poderia chegar, mesmo não recebendo nenhum centavo você e os demais estavam aqui, e eo os admiro. Pois me vejo em vocês.

    #VidaLongaAoAQworldsBrasil.

    As portas do blog AQ3DBrasil estão abertas para vocês! Grande abraço do seu amigo, parceiro, e blogger.
    ~Brasil.

    P.S.: Levava vocês ate como nick do AQWolrds: _AQWorldsBrasil_.

    • Eu vejo que a Artix Entertainment tem sim sua culpa. De fato o AQWorlds mudou muito com o passar dos tempos, e essas mudanças não foram para melhor. O jogo perdeu inúmeros jogadores e muito da sua essência nos últimos anos. Nenhum blog de um jogo que está em processo de falência consegue se manter bem! Ademais, também me vejo culpado por não ter conseguido administrar o AQWorlds Brasil como deveria. Mesmo que o número de visualizações caíssem um pouco, em função da derrocada que vive o jogo, o nosso conteúdo deveria ter continuado com a mesma qualidade de antes. Isso não aconteceu! O AQWorlds Brasil foi decaindo junto com o próprio Adventure Quest Worlds.

      Por fim, gostaria de dizer que eu vi o seu blog, amigo, e o achei extremamente conteudista e bem organizado! Espero, sinceramente, que tudo dê certo para vocês. Vida longa ao AQ3DBrasil!

      • Acabei de criar uma publicação como lamentação pela tragica perca deste amado blog. Eu me espelho no AQWorldsBrasil e o admiro e espero um dia ser tão grande quanto este blog já foi um dia! Grande abraços.
        https://aq3dbrasil.wordpress.com/2017/01/11/luto-eterno-lamentacoes-de-um-blogger/

  7. Ué Brasil, não tem necessidade de fechar realmente o blog, sei de muita gnt que gostaria de postar as novidades aqui.. Além do mais lembra de min? :v

    • Eu não vejo a situação com esses olhos. A última equipe de administradores do site era repleta de excelentes pessoas, todas com muita experiência em blogs, e mesmo assim não conseguimos nos manter atualizados. Mas, como disse no post, se alguém ainda sentir que faz parte desse projeto, poderá guiá-lo se assim quiser. Meu sonho é mesmo que um Deller ou um Zeriinho da vida reapareçam e façam as coisas caminharem.

      E, concluindo, é claro que me lembro de você, amigo! Principalmente das conversas nos Chats…

      • Ahoy, parece que o blog resistiu por mais tempo do que o esperado. Parabéns a todos que o mantiveram até hoje. Mas lá, quando eu “sai”, já era previsível o fim iminente. Não diria que pelos postadores, o blog sempre se manteve atualizado, mas eu também havia comentado algo: os blogs, tanto este como o AQW Cangaceiros não conseguem competir com grupos e páginas de Facebook.

        Enfim, chegou o fim de uma era, não acompanhei desde o começo mas ajudei, como vários outros colegas, amigos e bem, foda-se não vou me prolongar.

        Acredito que valeu a pena para todos que se divertiram de alguma forma passando por aqui, tanto para ajudar com os posts ou apenas para buscar ajuda para um jogo que UM DIA divertiu a gente.

        Daqui ainda levo alguns amigos, a saudade imensa do Jorgs.

        Bejos e até algum dia em algum outro jogo <3

        • Discordo bastante do argumento levantado por você. Na minha visão, o “problema” do AQWorlds Brasil não foi a “competição” com grupos e páginas de Facebook, mas sim o próprio AQWorlds. Basta olhar o número de servidores que o jogo tinha quando eu entrei no blog, por exemplo, com o número de servidores que tem hoje. É praticamente uma ilha abandonada! O Adventure Quest Worlds sofreu um declínio acentuado com o passar do tempo, e o blog só acompanhou isso.

          Também, meu caro Deller, tenho muito a te agradecer. Você foi o cara que me colocou aqui dentro, e tudo que vivi nesse blog foi, de alguma forma, graças a você. Não mantivemos contato por muito tempo, mas sempre fui imensamente grato pela oportunidade. Obrigado, de verdade!

          Ademais, torço para que esse outro jogo possa ser um TERA, um Hearthstone ou um DotA 2. Já pensou em um TERABrasil.wordpress.com?

        • É triste ver o AQW nesse fim Deller, a última vez que entrei com a “Lord driver” foi no inicio de 2012, e tinha 13 severs cheios, em 2013 quando entrei no chat aqui do AQW brasil o jogo estava no seu auge u.u é realmente triste que acabe assim.

      • Mas tem uns nego no face que postariam de bom grado aqui, só precisa de 1 novo teste para postadores.. É serio, não precisa fechar o blog.. Faz o teste e vê

        • Bom… ignorando a parte que você é Loukura, o problema vai muito além de postadores ou não. Um blog perde popularidade, e mesmo se tivessem 5000 postadores, beira ao impossível recuperar essa popularidade com o jogo decaindo.

          • Bom, vou aproveitar o comentário do Ziign para esclarecer algo importante ao Louk e aos demais leitores. Eu levei a proposta de abrir um concurso de postadores para a administração atual do blog, e realmente as pessoas concordaram com minha decisão em encerrar as atividades do AQWorlds Brasil. Conforme expresso na postagem, só haverá mesmo um retorno se alguém ainda se sentir parte desse projeto. Com a derrocada que vive o jogo, eu acho isso bastante difícil.

            E caro Ziign, obrigado por esse comentário. Concordo com as suas palavras e também acho que a questão passa longe de ser o número de postadores! Entretanto, fui obrigado a rejeitar outro comentário seu nessa postagem, uma vez que ele poderia ser encarado como ofensivo. Mil perdões e, por favor, não me leve a mal.

            • OIGADSJIOGJSADOIGHJSADOIH, tomar no cu, Abissai. Para de escrever parecendo um político, você tá na internet. Xingue tudo e a todos e seja feliz! É assim que a vida funciona.

              Kappa

              • Não existe nenhuma cláusula na Internet que obrigue alguém a escrever errado e/ou ser estúpido/espírito de porco com as outras pessoas. Nem mesmo a pessoa mais hostil e repulsiva precisa receber um xingamento, em verdade, xingamento é a ferramenta dos fracos e dos apáticos.

          • Ah não ser que passa sem a usar a cabeça e tenta-sem usar o facebook para divulgar os blogs, exemplo o AQW Do Manolo, ou o TDS ..

            • Se fossem continuar com o Blog o ideal seria focar apenas em Guia de Classes & de Itens. Francamente, ninguém da a mínima acerca novidades do Twitter, tradução de Design Notes, e até mesmo a conclusão dos eventos semanais são intuitivos (ainda mais hoje em dia, em que acabaram facilitando e muito, mesmo para aqueles que possuem pouca noção de inglês). E isso é facilmente atestado através da procura dos leitores, que se dá através das visualizações.

              Os Blogs foram competindo entre si para ver qual deles era o mais completo, e acabaram aspirando um monte de conteúdo chato e desinteressante para a grande maioria, como por exemplo, tradução de cutscenes (não desmereço quem tinha essa função, todavia, é um investimento vago, estatisticamente irrelevante, e quem tinha esse função, poderia estar em outra que seja de apreço pela maioria).

              O AQWBrasil se for continuar um dia, sem sombras de dúvidas deveria focar no que realmente importa. Deveriam cuidar e investir em 2 páginas principais, em especial, o Guia de Classes. Se o pessoal parar de dividir trocentas funções que são inúteis, e valorizar o potencial de todos os postadores ativos para as áreas que as pessoas realmente querem ver, o Blog vai ter mais rendimento, a qualidade vai aumentar, o feedback vai ser mais agradável, em resumo: vai ser mais produtivo para todos.

              Mas não adianta querer continuar seguindo o padrão que foi estabelecido aqui até hoje. O cérebro enjoa, e o que se torna enjoativo se torna esquecido. Cada um deveria ter a mentalidade de inovar, aos poucos, pois é isso que é atrativo para os outros. Enfim, isso tudo para alguém que quiser se apoderar do site.

              • É, essa é uma visão boa, focar no que realmente o blog poderia ajudar, sempre pensei que os posts de novidades do Twitter entre outros eram meio desnecessário, já os guia tu não encontra tudo completo com facilidade não..

  8. Sempre quis contribuir na ajuda desse blog infelizmente nunca tive essa chance e vejo que não a terei mais
    Adeus AQWbrasil sempre gostei desse blog

    • Todos os leitores contribuíram com esse blog. Sem vocês, nada disso seria possível. Obrigado, de verdade, por ter nos acompanhado! Fico extremamente feliz que tenha gostado do AQWorlds Brasil.

  9. Segunda-feira o Jorge faria aniversário.
    Fiquei muito bad porque meu apelido que uso na minha vida, foi ele quem me deu.
    Jorge me ajudou muito aqui, enquanto ele era o Líder do Blog, eu era o Administrador Geral dos Guias.
    Ele me guiou muito, tanto como Criador de Conteúdo quanto como pessoa.

    O blog foi bom, eu estive presente nele em cada milhão. Desde o Primeiro Milhão até o Vigésimo.
    Estive presente quando o Blog alcançou o pico de 46 mil visitas num único dia.
    Isso, nos dias de hoje, deve ser praticamente impossível, acho que nem em um mês o blog alcança mais.

    Muitos guias nesse Blog ainda tem meu nome nele. Grande parte das postagens desse blog fui eu quem fiz. E não me arrependo porque foi aqui que eu aprendi muita coisa sobre gramática e inglês(minha especialização, visto que eu faço Letras).

    Embora faça muito tempo que eu não participo mais disso, eu ainda frequento bastante, vejo postagens que aparecem, mas já percebi que seria quando notei que não tinha postagem desde o dia 6 de Dezembro.

    Não me arrependo do tempo gasto aqui, conheci pessoas ótimas como o Diogo(Deller), Pedro(Apessoado), Ygor(Dimi Drago), Seixas(Gabriel041), Eduardo(Kaemo), o próprio fundador, o Pakuuto, e claro, o Jorge Afonso Filgueiras Quinelato.

    Enfim, não vou me prolongar, não tem muito mais que eu possa dizer.
    É isso.

  10. Acredito que eu assim como milhares de outros leitores muitas vezes entravamos no blog procurando ajuda, novidades, coisas para descontrair e mesmo não interagindo ou comentando as publicações, encontrávamos tudo o que queríamos e muito mais; desde 2011 que acompanho o AQWBR, eu assim como muitos percebemos que as dificuldades não foram fáceis de serem superadas, como as tretas com os postadores e leitores e afins, o antigo chat que foi aberto, fechado, reaberto, banido praticamente Hue, a falta de postadores, ou de um líder e até superando a perda do grande Jorge. Claro tudo isso foi de alguma forma superada e isso que fez o AQWBR ser o que ele foi no seu auge e o que é hoje, acho que fica bem claro que as dificuldades do dia a dia limitam a todos e em algum momento da vida elas vão acontecer, faculdade, estudos, trabalho tudo nos limita isso foi bem visível durante os períodos de provas e afins já que os postadores pediam desculpas ou faziam posts justificando a falta de posts, ao meu ver tudo isso é compreensível, já que são as suas prioridades na vida. Pra mim poder participar seja comentado ou interagindo com os posts como nos concursos de sets e outros foi muito bom, ganhei muita experiencia positiva entrando no blog, pra mim todos os posadores e lideres foram mais do que excelentes pois dedicaram tempo pra ajudar a diversas pessoas e sem nenhuma remuneração, o fazendo simplesmente para ajudar e ampliar a comunidade de jogadores Brasileiros, quanto ao jogo, sim ele vem decaindo com o tempo, antigamente as histórias eram profundas e interessante mas atualmente ele se resume em farm, itens raros que custam muitos acs ou que são acessíveis somente por member, o pior é que não podemos criticar a Artix diretamente claro eles tem a sua parcialidade de culpa mas os players não ajudam, nas votações sobre o que melhorar ou o que eles querem para o AQW, elas deram sempre na mesma, itens raros, ou seja, se continuar assim o jogo tende somente a piorar gradativamente mais. Obrigado por tudo foram bons anos lendo os posts e tentando interagir com a equipe como disse todos dela foram excelentes pelo trabalho que fizeram, espero que em algum momento assim como essa mudança esta acontecendo outra possa acontecer para levantar o blog novamente.

  11. Concordo com o Louk, não vejo necessidade de simplesmente fecharem o blog por indisposição ou queda no número de leitores, sempre vai ter gente nova jogando AQW e buscando conteúdo como o que sempre foi postado aqui.
    Quando a gente era mod, Cayan, Deller (que também comentaram aqui), todo mundo desanimou pra caralho depois dos incidentes, a.k.a. parkour metendo o loco e hackeando o blog, falecimento do Jorge e o resto dos mods e pessoal do chat que foram sumindo aos poucos.
    A gente tinha decidido até fechar o blog e se desse começar um novo, por causa de posts apagados, administração toda zoada e o pessoal já cagando pro jogo, mas aí veio lá não lembro quem na época, mas acho que foi o cayan e o RTW e arrumaram a porra toda.
    Seria uma solução muito egoísta e radical simplesmente acabar com as atividades do blog, porque tem gente que lê o blog que gosta pra caralho do jogo e teria como continuar com os posts.
    O blog sempre foi pros leitores brs, pro pessoal que tinha dificuldade e queria conteúdo e também nossa opinião sobre tudo que tinha no AQWorlds.
    A solução mais sensata seria passar o blog pra frente, pra um pessoal novo que tem essa vontade e tempo livre pra dedicar aos posts e releases.
    É triste ver o recinto chegar no ponto que está, mas também não é como se tivesse mais jeito.

    • Meu caro, eu não quis ser egoísta e radical em momento algum. Como eu mencionei na postagem e também nos comentários, se houver o interesse de alguém experiente em continuar com o blog, terá todo o meu apoio e eventual ajuda, se necessário for. Também, deixo bem claro que não me importo com visualizações e outras estatísticas. A minha preocupação é com a quantidade e qualidade, principalmente, do conteúdo publicado pelo AQWorlds Brasil. Não faz sentido continuar com o site para que façamos três posts ao mês, deixando passar inúmeras novidades, com páginas desatualizadas e muito conteúdo faltoso. Tudo isso só coopera para que a imagem do blog se apague aos poucos, em uma derrocada total, e é justamente isso que eu quero evitar. O AQWorlds Brasil sempre foi um site gigante, no sentido de proporcionar um conteúdo ótimo, de altíssima qualidade e sempre atualizado. É essa imagem que quero manter.

  12. Never Forget. Fiz parte de outra geração daqui, não sabia que o blog havia continuado por tanto tempo depois que saímos, obrigado pela contribuição de todos, Jorge estaria orgulhoso de vocês, foi bom enquanto durou. Muita paz sempre.

    • Só tenho que agradecer todas as “gerações” que cooperaram para construção do AQWorlds Brasil. Como eu já disse, esse site causou um impacto muito grande na minha vida, com uma comunidade extremamente unida e divertida. Dediquei muito do meu tempo a esse site, e agradeço imensamente aos que fizeram o mesmo.

  13. – “Não os culpo, afinal nosso conteúdo somente perdeu a qualidade com o passar dos anos.”

    Só tenho a discordar desse item. Ao meu ver aconteceu justamente o contrário: A qualidade dos posts foram ficando cada vez mais lapidadas (na maioria esmagadora dos casos, pelo menos). Em relação às postagens antigas, a qualidade aumentou e muito, até porque, nos tempos primordiais do AQWBrasil não se seguia uma métrica específica (não estou rebaixando os postadores antigos, pois foram as postagens deles que serviram de base de aprimoramento pelos autores posteriores).

    O que acontece é que o AQW não prende mais a atenção dos jogadores, virou um Grind forçado, que obriga o player a gastar dinheiro ou incentiva o farm crônico estilo MMORPG oriental como alternativa, e isso faz com que o jogo se torne enjoativo. Com o lançamentos de certos RPG’s, como Path of Exile, o AQW só tem de ir ao declínio, e não são os postadores que vão prender a atenção dos jogadores ao Game, pois isso cabe aos desenvolvedores, e se os tais não se mostram capazes disso, então não há muito a ser feito, além de observar essa ruptura do Game.

    De toda forma, é um final digno para o Site. Ótimos postadores e gente esforçada é o que nunca faltou por aqui, vi a evolução de muitos autores que de fato lavaram suas postagens ao nível de proficiência com o tempo, o que denota que o AQWBrasil foi também uma ferramenta de evolução pessoal. Por fim, também foi um lar para fomentar excelentes amizades (mesmo que tenham sido passageiras).

    (E quanto a você, Abissai, continua tarado por fixação de posts, como de costume).

    • Meu grande amigo Darkness! Quando eu disse na postagem que nosso conteúdo foi perdendo a qualidade, eu estava pensando nas páginas do blog. Realmente as postagens foram ficando cada vez mais bonitas, organizadas e padronizadas (se tem uma coisa que eu gosto na vida, é de padrões), mas com as páginas aconteceu justamente o contrário. Nossos menus estão desatualizados e bagunçados, os guias são antigos e eu tenho certeza que um novato enfrentaria dificuldades no site. Outra coisa que sempre me preocupou, mas que eu não consegui resolver, foi o fato de o AQWorlds Brasil estar tão enjoativo quanto ao próprio AQWorlds! Faltaram inovações tanto no design do blog, que já tem uns 2 anos (meus sinceros agradecimentos ao jovem Mihawk, que fez essa obra de arte), quanto nas postagens. Com o tempo o site foi perdendo a utilidade para jogadores mais experientes, já que não pensamos em nada que os prendesse aqui.

      Quanto ao declínio do AQWorlds, eu já disse muito disso nos comentários. O jogo está perdendo cada vez mais jogadores e é um milagre se resistir por mais uns 3 anos. A minha sugestão é que todos vocês baixem o TERA na Steam, e aí começamos o TERABrasil. Sucesso garantido, irmãos!

      Por fim, gostaria de dizer que a minha dívida com você é enorme, caro Darkness. Você segurou as pontas nesse blog por toda minha ausência, sempre com seu carisma, profissionalismo e encheção de saco quando alguém fixava posts. Saiba que você foi um dos grandes amigos que fiz aqui, mesmo que não nos falemos por muito tempo. Não suma da minha vida, ainda tenho muitos posts para fixar!

      • Que isso, meu caro. Lembre-se que você foi responsável por retirar o Blog das cinzas, inovando-o e recrutando novos membros, pois se me lembro bem, a situação do site na época era precária. Mas não se preocupe, você é o único que possuí mestrado, doutorado, pós doutorado e PhD em fixar posts, meu camarada.

        Enfim, você que curte Card Game também (pelo menos HS), tente dar uma olhada no Shadowverse na Steam, é um jogo relativamente novo (não possuí um ano sequer). É um TCG Oriental estilo Anime, em que a Lore engloba diversas mitologias, e é realmente competitivo (não é aquele RNG exacerbado do HS). Ainda não possuí nenhum site brasileiro acerca.

        • Como assim RNG exacerbado? Retire suas palavras, meu jovem! Hearthstone é um jogo completamente baseado na habilidade, com pouquíssima influência de RNG! Bom… pelo menos é que o que eu quero que você acredite, para que comece a jogar comigo.

          • Mas eu já jogo HearthStone há aproximadamente 2 anos (ou até mais, se considerar minha primeira conta). Comecei um pouco antes de lançarem a expansão GvG. Hoje em dia não jogo tanto desde que conheci o Shadowverse, todavia ainda mantenho contato com o jogo (pelo menos para fazer as Daily Quests). Qual o seu Nick no jogo ? É Abissai#1962 ? Ou mudou para outro ?

              • É uma revanche por ter usado meu IP para fins impróprios!
                Mas falando sério, é tão óbvio como eu consegui. Tenho certeza que na primeira hipótese que formular você mata esse enigma -q

  14. Cara, é nostálgico ler esse post e lembrar de tudo que eu vi nesse Blog, as pessoas que conheci nele desde 2009, os “projetos” que pude participar e gerenciar no período que postei aqui e principalmente todos os momentos bons que a interação com o público me proporcionava.

    Esse foi um passa tempo que realmente me distraiu por muito tempo, pude me sentir uma criança pelo simples fato de criar um “clã” numa página na internet e ver todos aqueles que seguiam o blog querendo fazer parte dele. Também era legal quando marcávamos um encontro para upar juntos e lotávamos rooms com diversos jogadores.

    Me lembro de cada um que postou junto comigo, das habilidades de cada um, da união em querer fazer o Blog crescer… e claro, também daquela disputa que todos tinham consigo mesmos em encontrar novas informações just-in-time, fosse pelo twitter de um staff ou uma sacada do próprio jogo e posta-las aqui antes que qualquer outro blog.

    O AQW, desde o princípio, foi um jogo baseado na raridade dos itens e envolto de uma certa dificuldade para upar. Durante um curto período essa oferta de trabalhar sério numa série de quests em troca de itens foi muito excitante (2010 – 2011). Contudo, após esse último período – que eu considero o marco final do AQW – não havia mais nada que prendesse aquele antigos jogadores.
    A raridade dos itens não chamava mais atenção, muito pelo contrário, os itens raros voltavam para o jogo com desculpas inaceitáveis dos staffs. A pouca dificuldade para upar que restou foi facilitada, e quando existia algo realmente hard in game, a recompensa não era tudo aquilo.

    Entendo perfeitamente sua posição, o que decaiu não foi o Blog, na verdade eu não acredito que esse jogo esteja de pé até hoje. Eu não venho aqui a muito tempo, então agradeço a vocês que permaneceram aqui geração pós geração.

    • Quando eu entrei aqui você já não era tão presente, mas mesmo assim sempre foi uma inspiração para mim. Lembro-me de eventos que você promovia, de forma extremamente bem organizada, onde dezenas de jogadores se encontravam no próprio AQWorlds. A interação esplêndida com os leitores e a qualidade do conteúdo que você proporcionava foi, sem sombra de dúvidas, um dos pilares que tomei para mim quando aqui entrei. Fico muito chateado que tenha acabado assim, mas indubitavelmente foi bom enquanto durou.

    • Salve Zerinho! Bom saber que anda por aqui ainda, realmente foi uma ótima fase de 2010-2011 e esse blog foi muito importante pra galera, e é uma pena que o AQW e consequentemente o blog tenha chegado ao fim. Abraços mano!

  15. Obrigado por terem tocado à frente o blog por tanto tempo. Não vou me alongar muito, só tenho a agradecer.

    Queria apenas lembrar de grandes amigos que estiveram aqui desde o começo (assim como eu): Dark Sergio, Pakuuto, Trevor Cloud e o saudoso AlexTheMighty98 (criador da Elite BR junto ao Pakuuto, o primeiro clã de AQW existente).

    Muitas coisas foram divertidas aqui e posso me orgulhar de ter introduzido, os avatares para cada editor por exemplo (que mesmo já sendo usados pela AE nas Design Notes, foi ideia inicial minha começar a usar no blog também), o Fórum do Blog que poucas pessoas lembram mas foi iniciativa minha (eu que pagava pelo server e pelo site) e pelo FelipeMasterX (glorioso amigo que usou de seu conhecimento, sem custos diga-se, para colocar o fórum em funcionamento. Enfim… Muito obrigado!

    • Eu não pertenci a essa geração mais antiga do AQWorlds Brasil, quando esse site realmente estava em seu ápice, mas sei reconhecer que vocês foram o pilar de tudo que fizemos posteriormente, porque nos baseamos sempre nas suas ideias. E quando digo isso, não me refiro somente aos postadores do AQWorlds Brasil, mas de praticamente todos os blogs que surgiram relacionados ao jogo. Todos eles usaram (e um ainda usa, por assim dizer) as ideias introduzidas pelos primeiros administradores desse blog. A importância de vocês, dessa forma, é indescritível!

  16. Eu acho que terminou no melhor stylo, jogo desde 2k19, acompanho aqui faz um tempão (especialmente dps q o AQWBRAZILNEWS acabou), pelo que acompanhei aqui já tinha visto varias crises, blog hackeado, tretas de postadores, atraso nas atualizações etc., mas acho que pior do que td isso é o jogo ter se tornado chato/desgastante, é foda ter q escrever sobre.
    A resistência foi valida mas mesmo que alguém tenha a iniciativa de continuar com o tempo irá acontecer o mesmo que se repetiu por gerações, a galera vai se desanimar c/ o proprio game e parar de postar!

    Um grande salve a toda galera que resistiu, galera que conheci nas postagens, nos comentarios, nos encontros pra farmar, pvps bludrutbrawl, chats, battleon/yulgar-7878/2011/2, galera do Safiria/Minimal (n jogo mais mas acho que o espada foi uma estratégia pra botar nós separados dos gringo pq br encomoda memo HUEAHAUHSJHS), AQWBRASILNEWS que acabou tb etc, saudades gastar meu tempo c vcs.

    • Como já disse em diversos comentários, a crise do blog é, sem dúvidas, causada pela crise do próprio jogo. Se o AQWorlds vai mal, é claro que um site destinado a jogadores de AQWorlds também irá.

      Não conheci esse outro blog que você mencionou, mas muito obrigado por ter acompanhado o AQWorlds Brasil por todo esse tempo!

    • Olá, jovem! Em primeiro lugar, é preciso dizer que o blog não tem postagens relacionadas ao jogo desde o início de dezembro do ano passado. Logo, as visualizações caíram drasticamente, já que os leitores deduziram que o AQWorlds Brasil estaria, de fato, entrando no seu período final. Portanto, hoje o site encontra-se com uma média de 1000 visualizações diárias, o que é muito pouco.

      Em setembro tivemos 31036 visitas, em outubro 31283, em novembro 29589 e em dezembro 28354 (todos os números referentes, obviamente, ao ano de 2016). Fazendo um cálculo não muito aprofundado, chegamos a uma média de 986 visualizações diárias nos últimos quatro meses. Bom, eu acho que esses números explicam bem a minha decisão por encerrar as atividades do blog. Cabe notar, também, que eles são um reflexo da desatualização enorme que o AQWorlds Brasil vivenciou nesses últimos períodos, com 7 publicações em setembro, 4 em outubro, 10 em novembro e incríveis 2 publicações em dezembro. Para se ter uma noção, no início do ano, mais especificamente no mês de março, onde ocorreram 49 publicações, tivemos quase 70000 visualizações.

        • Chamo todo mundo de “jovem”. É força de expressão, mania.

          Quanto as visitas, me desculpe mas seu comentário estava ambíguo. Eu entendi que você queria saber quantas visualizações o blog tem hoje, atualmente, e não o total. São 20247419 visitas até o presente momento.

  17. so tenho uma coisa a dizer obrigado aqwbrasil por mim mostra todo sobre o aqw aprendi mais aki do que jogando o proprio jogo vlw mesmo.

  18. Sem querer se chato comentando novamente… Mas esse blog exerce (ou exercia) uma grande influência no AQW, acho que fechando ele influência muitos jogadores a pensar que o jogo está perto do fim.. Se não me engano AQW BR e o Cangas são os últimos blogs de AQW “ativos”.. Abissai pelo que lhe conheço desde 2015 vc via esse blog com uma visão enorme, cade esta visão mano?

    • Doa a quem doer, mas a minha opinião no que diz respeito aos blogs de AQWorlds que ainda restam é bem simples: são todos iguais! Se você pegar as adaptações que os sites geradores desse tipo de conteúdo fizeram ao longo do tempo, vai perceber que eles só foram se aproximando. A maneira de postar, de organizar os menus e até o design das páginas foram ficando iguais! Já chegamos ao ponto que quando um blog mudava de tema, o outro mudava também pra igualar! Vi várias ideias que administradores do AQWorlds Brasil aqui implementaram em outros sites e, as vezes, vice-versa. Não existem motivos para os leitores quererem outro site do jogo se são todos iguais! Ainda mais para um jogo tão repetitivo como o Adventure Quest Worlds.

      Quanto a minha visão, a única coisa que tenho para dizer é que realmente eu desisti. Gosto muito das pessoas desse blog e da ideia de gerar conteúdo para ajudar outros indivíduos, mas eu não jogo mais o AQW e, obviamente, não o conheço tão bem quanto antes! Como eu posso produzir um conteúdo de qualidade para um jogo que eu sequer tenho vontade de jogar? Mas esse nem é o pior fator, meu jovem! Mesmo sem entrar no AQW eu poderia traduzir Design Notes, coordenar concursos e administrar o blog. O que complica para mim são os estudos! Dia 6 de Fevereiro eu volto para uma rotina extremamente desgastante, que não me deixa ter tempo de sequer visitar a página inicial do site nos dias de semana. Claro que nos sábados e domingos eu não vou ficar traduzindo design notes e coordenando o blog… eu vou é dormir e descansar! Também sou humano.

      Resumindo tudo: blogs de AQWorlds são pura cópia um do outro e já não fazem tanta falta hoje, e eu não tenho tempo nem para morrer! É isso! Como já disse em outros comentários, eu gostaria muito de ver um Deller, um Zeriinho, um Cayan ou qualquer outro com tempo disponível, experiência e disposição no comando do blog, mas parece que todos estão tão cansados quanto eu.

      • Nesse seu comentário eu só pudi ver uma visão de que você levo muito pro lado particular seu, mas está certo, 300 blog tudo iguais são desnecessários.. Mas no marketing tmb é assim tudo copia.. heushuehusee

  19. Não ia falar nada, mas vou dar uma resumida.
    Blogs morreram em 2012. Eu já fui parte do primeiro AQW Alpha Slayers que era comandado pelo Hayate, depois fui para o AQWPk, que era comandado pelo Bull (até ser excluído), e porque não citar o fórum do FelipeMasterX ao qual eu fui Moderador.
    Os blogs não morreram por conta do AQW, mas por conta do avanço na velocidade da internet no Brasil e da comunicação. Já falei muito disso em vários posts antigos meu aqui.
    Não vou falar muito do AQWBr porque também já falei de mais sobre a situação dele em posts passados, mas foi bom enquanto durou, e quando eu acabei assumindo mesmo não querendo.
    Foi bom fazer novos amigos em blogs diferentes dos que eu fiz em 2010 nos blogs e fóruns passados.
    Não vou sumir daqui, ainda tenho alguns posts que sempre recebem comentários, então nos vemos outra hora. :)
    Abraços galera, obrigado quem gostava dos meus posts e principalmente dos guias ao qual continuarei.

      • Dos blogs. Antigamente tínhamos um internet fraca com velocidade baixa e latência exacerbadamente alta. Hoje temos internet rápida, de fácil acesso, barateada e com latência baixa. Com isso outros jogos poderão ser jogados, mais coisas baixadas.
        Apareceram outras redes sociais mais completas, diferente do Orkut que a comunidade era defasada, o Facebook tem um sistema de feed simples, direto e fácil, com isso muitas outras comunidades foram aparecendo, sem necessidade de antigamente 2005-2010 criar um blog pra expressar opinião ou gostos pessoais/geral como AQW, tanto é que na data de criação do AdventureQuest em 2005, o fórum da AE era disputadíssimo, com vários usuários comentando por dia, tanto que é o board com mais acesso e comentário do fórum da AE, mas com o tempo foi perdendo força, apareceu o Twitter, Wiki para o DF, depois AQW, e o fórum já não foi mais a principal fonte de informação.
        Tudo no mundo é girado em torno de uma cadeia de ações, se algo melhorou hoje, podemos não sentir a diferença amanhã, mas daqui alguns meses ou um ano, quando o ciclo der a sua volta, a gente irá sentir. Esta é uma das milhares de ensinamentos que podemos aprender com o filme Rei Leão, ou simplesmente com a vida mesmo.

        #Edit: Quando cito feed do Facebook é no caso das comunidades de Facebook que temos sobre AQW, nele, na comodidade de nem sair da Home para ver os posts da página. Temos desde comunidades Brasileiras a Filipinas, Americanas, Espanholas, e sei porque tenho amigos de AQW que comandam páginas nestas línguas.

        #Edit 2: Também posso citar como exemplo o fórum do DDTank da 337no Brasil ao qual eu já fui Moderador Oficial do fórum e do jogo em 2010, ganhando Cupons mensais e itens promocionais e Staff Only. Em 2010 o peso dos fóruns e blog era outro.

        • Por que vocês acham que ainda existem pessoas que jogam Adventure Quest Worlds? A resposta, ao meu ver, é bem simples: o jogo é leve! Você vai poder joga-lo em praticamente todos os computadores e, se bobear, até em celulares. Se todo mundo tivesse um desktop com capacidade maior, por que jogariam AQWorlds quando jogos como TERA e Guild Wars 2 estão totalmente gratuitos no mercado? São jogos que estão anos e anos mais avançados do que qualquer projeto da Artix Entertainment!

          A internet de qualidade pode, de fato, ter ficado mais acessível (o que é muito bom, convenhamos), mas os computadores ainda estão longe de alcançarem essa realidade. Quando eles se tornarem tão acessíveis quanto a internet, jogos como AQWorlds vão fechar imediatamente. Digo isso sem sombra de dúvidas!

          Concordo um pouco com esse argumento seu, bem parecido com o levantado pelo Deller, no que diz respeito ao enfraquecimento dos blogs e fóruns devido ao aprimoramento das redes sociais de comunicação, mas, como disse, acho que o fator principal é mesmo a derrocada do jogo.

          Ademais, queria aproveitar e te agradecer, caro E Gaara. Você ajudou esse blog imensamente e sou muito grato por isso!

          • De nada meu lindo, te chamei pra comandar o AQWBr junto a eu, porque sabia que tu na época era o melhor, diferente de eu.
            Mas sobre a potência dos computadores, tenho um Notebook com 4 de RAM, 2 de placa de vídeo, já joguei alguns joguinhos que eu gosto como Life is Strange, Layers of Fear, e alguns outros poucos de terror psicológico (sou chato pra gostar de jogo), mas não joguei esses jogos que tu falou porque não gosto deles, e permaneço no AQW mesmo podendo jogar LoL, WoW, e afins. É questão de gosto, ainda mais porque tenho amigos brasileiros e americanos com computadores com 8GB de RAM e 4GB de placa de vídeo mas joga AQW ainda assim.
            Os computadores hoje em dia também estão mais acessíveis.

            • Concordo com o E Gaara… é questão de gosto, mau pc roda vários jogos com “Melhores” que aqw em gráfico e talz… mesmo assim continuo jogando aqw….

  20. Como muitos estão falando, gostaria de me expressar também:
    Houve a época em que o AQW explodiu no Brasil, com isso o jogo obteve muito carinho e apreço pelas pessoas da época. Não importava se era um jogo sem gráficos ou muito inovador na época, as pessoas criaram muitas amizades, como eu, mas infelizmente não mantenho contato com os amigos com qual jogava.
    Deve ter sido o jogo que mais joguei em toda minha vida, e creio que esse site me ajudou eu e muitos outros que tinham realmente interesse no game. Me lembro do Chat daqui lotado, me lembro da época do Zeriinho, do Parkour e Pakuuto, realmente me trás muitas lembranças.
    Lembro também na época que este site influenciou eu e estes meus amigos que jogavam comigo a criar um site sobre informações e novidades sobre AQW, o AQW Super News.
    AQW Super News não era um blog grande como este, mas tinha lá seus leitores. E sério, aquela foi uma das épocas mais divertidas da minha vida (mesmo sendo criança e tendo vários erros gramaticais e textos que hoje em dia eu sinto vergonha do que escrevi hahahhaha). Mas tudo uma hora acaba, assim como foi para mim e meus amigos, e hoje é para este blog.
    Espero que as pessoas que jogavam, jogam e jogarão AQW, entre diversos outros jogos saibam que um jogo não é divertido pelos seus gráficos ou sua jogabilidade, mas sim aquele que faz você passar horas e horas se divertindo com seus amigos, talvez tenha uma meta (no AQW todo item de drop raro eu estava disposto a ficar um dia todo para conseguí-lo, quando tinha tempo para isso claro), talvez seja apenas para passar um tempo com os amigos, mas procure um jogo que realmente faça você se divertir. Jogo vários jogos até hoje, mas nenhum me prendeu tanto e me divertiu tanto quanto AQW.
    Já se passaram 9 anos desde que criei uma conta no AQW e, assim como eu estou dando meu máximo para crescer na vida, espero que todos os jogadores e moderadores deste jogo tenham um grande futuro pela frente, pois infelizmente não podemos nos prender à um jogo pelo resto da vida, mas relembrar os velhos tempos foi muito nostálgico!

    *Provavelmente poucos vão ler, mas se esse jogo marcou a sua vida, vale ver um ponto de vista diferente*

  21. O fechamento de blog é uma das coisas mais normais que acontecem…. Quando eu jogava Club Penguin que tinha 305455454 blogs, tinha uns especiais que eu entrava, ao longo do tempo eles foram fechando.. Club Penguin assim como o AQW, já teve suaa fama, mas agora tá caindo tmb.. Mas ai você se questiona e acha que isso só ocorre nos jogos, pelo contrário.. Essas novas tecnologias estão fazendo muita coisas serem deixadas de lado.. Bom, dessa vez não vim para questionar suas ações Abissai, mas sim para apoiar e desejar bons estudos.. Afinal a gente era amigo lá no xat pelo que eu lembre.. :v

    • Também devo desejar boa sorte ao Darkness (mesmo tendo me expulsado do blog antes mesmo de postar..), ao Beagalltach (mesmo tendo gerado ódio por min..), ao Egaara (Falei poucas vezes, mas vejo direto no Twitter. -q), e a outros postadores que já tive contato… Sakata, Maycon, Bruelion (Foi ele ou o Brurock que posto aqui?), Lucas Killer e me esqueci dos outros -q.. Sei que um dia vão ver esse comentário! ;-;

  22. MUITO OBRIGADO AQWBRASIL aprendi tudo sobre aqw por aqui, é uma PENA que o BLOG mais influente de aqw da história do Brasil Se vá :/…

  23. Quantas e quantas vezes eu acordava cedo pra jogar no sábado e vinha para cá olhar o guia do release semanal e os shops quando era mais novo. Em uma dia entrei para olhar um post e infelizmente era sobre a morte do Jorge, naquele dia eu achei que o blog iria acabar mas com muita força de vontade os mods ainda continuaram a postar e naquele momento achei que este blog demoraria para acabar. Eu mesmo fui um mod aqui, mas comparado aos outros não fiz muita coisa. Vou deixando meu agradecimento por essa grande família do AQW BRASIL que me ensinou várias coisas sobre o jogo e também por ter feito grandes amigos!

  24. Eu fui postador por pouco tempo, acho que foi entre um ano e meio para dois anos. Em maio de 2014 eu exerci o cargo de postador com muita animação, tanto que não parava de postar e até mesmo roubava o post de outros quando tinha a chance. No entanto, no meio de 2015 já comecei a perder aquela vontade de postar, não por causa do AQWorlds, mas por causa de invasões de terceiros na equipe de administração aqui do blog e principalmente quando se fazia todo aquele processo de novos moderadores, o ser postava uma vez na vida ou nem se quer postava e nunca mais dava noticia. O que no final se torna algo bem frustante.
    De fato, o AQWorlds mudou muito, como já foi dito aqui nos comentários, o jogo, para muitos se tornou um de se vestir (até mesmo é o meu principal hobby no jogo, claro), mas acho que deveriam levar os farms em conta, porque é isso que me deixa jogando atualmente, tudo bem que é chato você perder horas ou meses da sua vida pra pegar tal item que possivelmente você vá jogar no bank depois de alguns minutos usando, mas a satisfação de pegar o item e dizer ”eu consegui” não tem preço.
    Sem muita enrolação, fico feliz de ter feito parte dessa família, fiz muitos amigos tanto da parte dos moderadores como os leitores. Os leitores merecem uma atenção especial, porque eu tenho toda a certeza que são vocês que se tornam a fonte de energia para aqueles que são postadores, seja em blogs ou páginas do facebook, vocês são demais!
    Obrigado por tudo AQWBrasil e Leitores.
    ”Até a Próxima”

  25. Que pena ler quee o Blog acabou desta forma. Foi uma honra ter sido moderador na época de Pakuuto, Lucyf e demais. Foi uma grande fonte de diversão pra muitos como eu durante muito tempo.

  26. Pensei que o ano merda tinha se retirado, mas sempre sobra uns peidinhos, eu acho. Não tenho lá tanta intimidade com o blog, mas fico triste de ele acabar assim. Falho em não sentir minha contribuição para o fim do blog, mesmo que seja pouca, porque quando eu pude te ajudar,
    Abissai, eu não fiz o suficiente. Tive motivos, mas, se eu soubesse que era nisso que iria acarretar, eu talvez tivesse feito um pouco mais. Não é bom ficar remoendo essa porra tho – se era pra ser, então que seja.

    Sou de outro blog, talvez até posso ser considerado um rival por você ou pela equipe. Mas se deixarmos essas facções de lado e olhar para essa perda como um jogador e um membro da comunidade desse joguete, ela é bem significativa e triste indeed. Um blog com oito fodendo anos de existência acabar assim é injusto, de certa forma. Mas se você, Abissai, achou que esse era o melhor para a equipe e pra quem gosta de visitar o blog, então a única forma de argumento de quem ousar questionar esse ato seria herdar a responsa de continuar o blog. Fora isso, creio que o seu julgamento não foi de uma hora pra outra e consigo respeitar sua decisão.

    No mais, se eu fosse você, Abissai, eu não ficaria me culpando. Existem certas coisas que estão fora do nosso alcance, o futuro do jogo e desses blogs é um exemplo de vários. Não se sinta culpado de nada, porque é injusto. Você já fez a questão de escrever um post que mostra, de forma indireta, o quanto você se importa com o blog. E isso pra mim já é prova o suficiente de que você fez o que pode, só que por conta de certas eventualidades, o pior aconteceu.

    Essa porra de comentário tá meloso demais, então é melhor eu parar. Sempre gostei de você e da sua equipe, Abissai, e você sabe disso muito bem. Tentei arrastar-lhes para o lado “mystique com nuvens” da força, mas o orgulho de vocês nunca deixou. É admirável, no mínimo. Boa sorte com qualquer que sejam seus empreendimentos na vida. Obrigado por ficar até o final e assumir essa porra, parabéns pelas bolas.

  27. Todos estão libertando suas opiniões, então vou dizer a minha.

    O AQ o tão antigo AdventureQuest ao ser lançado ficou bem badalado em questão por ser um jogo de rpg bem leve e em Flash, o que permitiu que muitos com Pc’s de baixo nível dizendo assim, poderem rodar o jogo, e então depois o pessoal antigo que já jogava a muito tempo começou a enjoar e o jogo foi se apagando aos tempos, até que então, a Artix produziu um novo jogo com o nome de AdventureQuestWorld que inovou o antigo AQ agora com uma nova historia, um novo rumo a se tomar, e como sempre atualmente o jogo entra em rebaixamento, fazendo assim os antigos jogadores que com essa nova modalidade de jogos com gráficos incríveis, novos estilos inovadores de jogar, e entre outros, “puxou” a galera pra esses novos jogos fazendo assim alguns largarem o velho AQW, e outros players por questão de enjoar pararam de jogar.

    E mais uma vez a Artix provavelmente querendo juntar a “velha-guarda” para o AQ antigo só que com novos gráficos criou o novo AQ3D, e só temos que aguardar para “Olhar no que deu” mas eu queria ressaltar que o AQ3D pode acabar rápido pois a jogatina é a mesma, e lembrando que mesmo sendo 3D não prove nada que terá um grande impacto porque o jogo não é porque que tem gráficos incríveis que podem ser aquela coisa, um jogo que prova isso é o “Undertale” um jogo com enredo incrível que prende você até o fim que dá aquele gostinho de quero mais, e os gráficos do jogo não sei os gráficos da modalidade, são os gráficos de jogos de RPG antigos Pixelados…

    Mais a respeito da Comunidade eu tive um grande apego, pois a comunidade me ajudou muito ou melhor ajuda muito, porque não fiz todas as quest do jogo, e nem da né…tem hora que enjoa :P mais eu queria agradecer a essa incrivel comunidade que foi e sempre será pra mim uma grande comunidade, e quero que todos lembrem que eu nunca esquecerei de todos vocês que estavam aqui sempre nos ajudando, sempre postando as novidades, e eu vou estar aqui na comunidade quase sempre porque vou comentar em algumas coisas ainda por aqui, e se qualquer hora resolverem voltar ( o que provavelmente não vai acontecer ;-;) avisem a nós de alguma jeito, se precisarem de alguma coisa pode contar comigo (mais nada tão complicado,ok? hehe) e tomará que esse “Adeus” seja apenas um “Até breve”…………..(tó chorando ;-; )

    • Opa, boa tarde. Nem todo mundo abandonou os AQ, players antigos ainda continuam jogando, Por mais que o jogo esteja ultrapassado devido aos incontáveis hackers, ainda tem seu público antigo jogando.

  28. Que pena, voltei dos mortos só para dizer que vocês foram o melhor site sobre AQWorlds que já existiu, em segundo o Legends Brasil. Bom, parabéns por essa história, tudo chega ao fim.

    • Melhor época do aqw eram quando os blogs eram ativos sempre riamos das tretas dos legends e cangaceiros (tangaceiros haushauis) e outros blogs que no fim sempre acabavam em amizade, sinto saudades das épocas que o chat era cheio por figuras icônicas e engraçadas e apesar das tretas eram de sua grande maioria amigos entre eles alguns que me lembro como, o well, redesas, andreomago, o caio vulgo ateuzinho revolts kkkk (darkmasterzzz), shaun, tody, Chuck norris e entre varios outros que sempre estiveram presentes, sinto saudades de um tempo que nunca mais voltará.

  29. Poxa, eu realmente fico triste por isso. Apesar de ter sumido por alguns meses devido aos estudos, sempre entrava aqui para acompanhar algo. Eu estava até pensando em postar algo, visto que o Gaara me deu um espaço para postar algo relativo a história e tal. Fico realmente triste por esta notícia, o que me resta é agradecer vocês por anos transmitindo informação aos leitores do blog.

  30. Foi bom ter conhecido todas as gerações. Apesar de discretamente, ajudei muito o blog, o Pakuuto com certeza foi um grande amigo, errou muito, fez bobagens, assim como outros aqui que, apesar de terem feito, de fato e assumidamente, muitas coisas erradas com o blog, sempre foram grandes pessoas. Queria mandar um recado para GABRIEL041, TIO ROGER, PAKUUTO, DARKERICK, DARK SERGIO, TREVOR CLOUD, SPECTRAL, DELLER, PAKUUTO, JORGE, RTW, ZERIINHO, LUCYF, SIXONE, WI WIZARD, SUIGETO, ALEX, entre ouros VARIOS, AMO VOCES, voces podem nem se lembrar de mim, mas eu lembro e amei ter voces como colegas no chat e em tudo, espero ainda ver voces, rir, jogar um lol, ou pelo menos relembrar esse tempo tao bom. Estou passando por um momento muito feliz da minha vida, tendo passado em medicina na UECE, e com certeza minha vida seria outra se eu não tivesse tido a mesma rotina. Este blog sempre teve e tem uma grande equipe.
    Quem me conheceu, contacte pelo facebook(igor j. Paiva)

    Adeus AQW Brasil, minha infancia foi feliz com voces.

  31. Acompanho esse blog desde 2010, porém a partir de 2012 nada mais foi como antes (me refiro ao blog e a outros). Eu naquele tempo causava o ‘lulz’ para diversão própria e até plagiava uns posts daqui para me gerar risada, apesar de odiar alguns administradores que aqui passaram eu fico triste com o fim do Blog. desde 2014 eu venho 5x por ano aqui para ver como as coisas andam, mas parece que agora é a última vez que farei isso kk.

    Sony/Leocado34 o/

  32. AQWorlds Brasil, AQWorlds, duas coisas que fizerao parte da minha infancia, e que farao parte das minhas boas lembrancas. Eu chegava sempre do colegio, sempre atento ao blog, e jogar AQW. Mais como foi dito anteriormente nos comentarios, o jogo ja nao é o mesmo. Nao tenho mais nada a dizer. See you in another life <3

  33. Nossa nunca vou esquecer uma jovem criança inocente procurando um jogo leve e bom encontra aqw mas fuq ta em inglês ”vou pesquisar aqw brasil e jogar em portugues” *genius* não preciso nem dizer que não deu certo ne? Ou deu… Encontrei um ótimo blog com ótimo conteúdo simples com pessoas que sabiam a maneira correta de farma e estavam dispostas a ensinar vai fazer falta esse blog apesar de não jogar mais tanto aqw eu gostava de entrar em blogs e ver informações e fico feliz em saber que pelo menos não sera deletado mas e isso a vida passa ne as coisas mudam e foi ótimo enquanto durou

  34. ”Muito disso por minha culpa, inclusive, que assumi a liderança do blog e fui um dos piores líderes que esse site já teve.”

    Uma vez lider kickado sempre lider kickado

  35. Inacreditavel como o TEMPO passa tão rapido, em 2010 eu estava proucurando um jogo de RPG e achei DF, mas logo dps eu vi Aqworlds, um jogo que eu achei maravilhoso (que tempo bom era aquele). ENtão achei Aqwbrasil que simplesmente me ajudou em tudo no Aqworlds em tudo mesmo, Mas infelizmente tudo tem seu FIM, O Blog pode ter acabado mas a sua missão foi cumprida que era ajudar os PLayers Brasileiros de aqw. EU vi esse Blog morrer a os poucos junto com o NOSSO Aqrolds que hj não e nem sobre do que ja foi…A questão é que aqw não motiva mais ninguem a jogar, e com isso o BLOG morreu, já que Né não a sentido em Postar algo sobre um JOGO que simplesmente poucos vão ler, já que o jogo em si não é mais GRANDE como antigamente… RIP AQWBRASIL

  36. Inacreditavel como o TEMPO passa tão rapido, em 2010 eu estava proucurando um jogo de RPG e achei DF, mas logo dps eu vi Aqworlds, um jogo que eu achei maravilhoso (que tempo bom era aquele). ENtão achei Aqwbrasil que simplesmente me ajudou em tudo no Aqworlds em tudo mesmo, Mas infelizmente tudo tem seu FIM, O Blog pode ter acabado mas a sua missão foi cumprida que era ajudar os PLayers Brasileiros de aqw. EU vi esse Blog morrer a os poucos junto com o NOSSO Aqworlds que hj não e nem sombra do que ja foi…A questão é que aqw não motiva mais ninguem a jogar, e com isso o BLOG morreu, já que Né não a sentido em Postar algo sobre um JOGO que simplesmente poucos vão ler, já que o jogo em si não é mais GRANDE como antigamente… RIP AQWBRASIL***

  37. Nossa, ver todos esses comentários me deixa um tanto quanto emocionado! Como não se lembrar deste blog, assim como outros que foram extintos?

    Sabe, eu estava lá em 2009, 2010, pude vivenciar o blog deis do seu auge para o seu declínio. Eu não diria um declínio por falta de qualidade em si, mas pelo passar dos anos e a queda do jogo, que muitos tentaram ” mascarar ”, mas vieram a tona para todos…

    Não jogo a 3,4 anos, todavia, sempre acompanhei o blog, vendo as postagens, visualizando pessoas com vigor, pra tentar reerguer as coisas, porém, nem tudo é o mar de rosas, jogadores antigos foram parando, levando outros a pararem, e o que sobrou no jogo hoje em dia, não se passa de 1% do que já foi. Pessoal upando em Sleuthhound em busca do level 20, da Lunaris Sentinel como moda. AH, paro por aqui.

    E um obrigado a pessoas que marcaram, que não mantenho contato com nem uma delas, infelizmente… (Lucassantos, Ergotth, RachelAnjinha, IvisBrasileiro, Khriot, Dark Sergio, Lula, Brendo, Hots, Lalo, Erick…)

  38. Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
    se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
    se não houver folhas, valeu a intenção da semente.
    (Mauricio Francisco Ceolin)

    Por todos os frutos ofertados em forma de guias, traduções…., pela beleza e perfume das flores desabrochadas em forma de tantas amizades e sensações que sentimos durante todos esses anos…, pela sombra que este blog aplicou a todos os outros por ter sido o mais completo e mais querido …. e, de forma mais acentuada, pela semente da vontade de fazer o certo, de seguir em frente, ainda que nem sempre a vida e nossas escolhas facilitem as coisas para nós… Este blog merece todo meu respeito e agradecimentos sinceros deste velho jogador, leitor e amigo.

    ~Colosso
    BrasilON

  39. Eu realmente acho uma pena pois este é um ótimo site centenas de vezes eu vi coisas importantes como muitos outros mas se é assim que tem que ser,que seja Sayōnara

  40. Helloi.
    Apesar de não ter sido tão presente nos últimos tempos, quero deixar aqui algumas palavras.

    Eu criei este Carneiro inicialmente com o objetivo de ser o que outros postadores me representavam na época. Pagava um pal pros caras, como eles se comunicavam e a atenção que eles tinham para com os jogadores, dava para perceber que faziam com amor. Quando criei o Shaun, era o personagem representando uma face do autor, o qual, que nem sabia que existia.

    Nos meus posts eu sempre quis inovar, trazer algo diferente, queria que o tempo que o humano gastasse clicando nele valesse a pena; Queria transmitir o mesmo sentimento que sentia, não sei se deu certo, mas eu gostei de tentar fazer.

    É estranho como pessoas através de um jogo, que nunca se viram pessoalmente e que nem tem a obrigação de fazer o que fazem, compõem uma equipe tudo isso por um Hobby, que no final acabou sendo muito mais que um Hobby.
    Aprendi muitas coisas durante este tempo que estive aqui, e eu só tenho a agradecer a todos que participaram diretamente e indiretamente deste minha jornada, vou levá-los na memória para sempre.

    Sobre a minha ausência nos últimos tempos, peço desculpas, a rotina de obrigações e problemas do mundo real me impediram de executar tudo o que eu tinha em mente quando eu iniciei isso, nem essa é a despedida que eu tinha em mente na época. Definitivamente não fiz o quis, mas fiz o que pude enquanto pude.

    Obrigado de novo.

  41. Nem sei o que falar, é nostálgico e ao mesmo tempo triste.
    Queria que todos do passado que estiveram comigo pudessem ler e saber o tamanho da falta que eu sinto e também, do quão importante esse blog/jogo foram importante para mim.

    Obrigado!

    ~Zapdos Marok

  42. Melhor época do aqw eram quando os blogs eram ativos sempre riamos das tretas dos legends e cangaceiros (tangaceiros haushauis) e outros blogs que no fim sempre acabavam em amizade, sinto saudades das épocas que o chat era cheio por figuras icônicas e engraçadas e apesar das tretas eram de sua grande maioria amigos entre eles alguns que me lembro como, o well, sasuke masterlord, redesas, andreomago, o caio vulgo ateuzinho revolts kkkk (darkmasterzzz), shaun, tody, Chuck norris, kingtroiano o rato ninja e vários outros que sempre estiveram presentes, sinto saudades de um tempo que nunca mais voltará. Adeus amigos.

  43. Triste… não sei oq me deu que quis vir aqui ver esse blog… eu joguei AQW durante 2009-2011 com uma account chamada “lord driver” passava meus dias inteiros no jogo e aqui no blog, quando o Pakuuto saiu, não entendi o pq, mas com o tempo, eu tbm parei e entreguei minha conta a ‘amigos’… é triste ver isso acabar assim msm! contudo, seria mais triste se ficasse morrendo e ninguém dissesse basta. Obrigado por tudo, aqueles 3 anos foram incríveis!

    • O mundo é pequeno, eu estava procurando deck de Shaman Envolve para o HS, entrei neste site por engano e olha quem eu encontro ‘-‘

      PS:Sou o Mesh

  44. Tudo tem um fim, e não foi diferente com este blog. A unica coisa que carregaremos são as lembranças de uma época que marcou a vida de todos que passaram por aqui e eu não poderia deixar de comentar, pois nunca esquecerei.
    [2010-2012]

Partilhe sua opinião conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s