Vamos conversar sobre Battleon Forum?

Avatar E Gaara

Você já fez algum item e quis dar como sugestão para a Alina colocar no jogo? Então você já foi mandado para este lugar que para os brasileiros é o mais temido, o Battleon Forum. Este tema foi sugerido pela nossa queridíssima leitora Elysa, e faz parte de posts informativos do que reflexivos. Mas garanto que você vai se surpreender vendo o fórum por outros olhos. Vamos conversar um cadim? 

aqworldsbrasil-barra2-11

O fórum da AE tem diversas áreas, lugares para ver, inclusive partes de histórias colocadas em textos de todos os jogos, AQW, AQ, DF, MQ e EP, os cargos chefe da empresa. Mas os brasileiros não tem o costume de estarem participando justamente por estar totalmente e Inglês, embora saibam que na área do AQW, existe o Brazilian Help, uma área voltada apenas para a ajuda dos brasileiros e pouco explorada. Em resumo, esta área seria onde nós deveríamos ir tirar nossas dúvidas, tais qual como recuperar conta, itens e coisas em geral. Esta área antigamente era gerenciada pelo nosso amado Colosso (Daimyo) com a ajuda de Tendou no Mazo, mas com a saída de Colosso, hoje resta apenas Tendou como ArchKnight.


→ REGRAS E TERMOS

O fórum da AE existem Regras, como já era de se esperar, mas existem muitas. Eu fazia parte de fórum de Design desde 2009, e já participei de centenas de fóruns, li e escrevi várias regras dos fóruns em que eu era Moderador Global. Mas nunca havia vido tantas regras quanto os de Battleon Forum, mesmo eu tendo participado da staff do 337 Brasil, em DDTank. Vou lista as mais importantes para que vocês não tenham problema.

Não postar nada que ofenda ou difame outros.

  • Conteúdo Sexual
  • Violência Gráfica
  • Linguagem Ofensiva

Não postar conteúdo inapropriado.

  • Violação de Direito Autorais (MP3, Serial Number, ROM, crack etc)
  • Compra e Venda de Drogas
  • Material de Hacking
  • Venda de Contas da AE
  • Terrorismo
  • Vírus
  • Link de Zoeira
  • Posts de Zoeira
  • Recrutamento
  • Petição
  • Spam
  • Feedback Não Construtivo
  • .swfs De Conteúdo Ainda Não Lançado
  • Discussão Sobre Abuso de Bugs
  • Não Dar Spoiler sem usar Tag Spoiler

E a regra que eles mais pegam no pé, as Signatures, ou Assinaturas. Se você não está familiarizado com fórum, Assinaturas é uma parte em baixo do seu comentário em que você pode escrever ou colocar imagens como se fosse a Assinatura em um e-mail de uma empresa. A abreviação para eles é Sig.

  • Dimensões são 500 x 100 pixels.
  • Tamanho para texto são de 12 pixels, e apenas 8 linhas.
  • Tamanho do arquivo da assinatura tem que ser menos de 50 KB.
  • A Assinatura pode ser usada apenas uma ÚNICA vez por tópico.
  • A Assinatura não pode conter link externo.
  • Assinatura animada apenas em .GIF.

→ BOARD DOS JOGOS

Depois de saber as regras, finalmente os boards (Boards são as áreas dentro de cada respectivo jogo) onde ficam os jogos, estes que amamos. Todos os jogos tem áreas em comuns, algumas são diferentes, outras faltam alguns, mas irei explicar detalhadamente o que cada área faz. Temos aqui então, os jogos da AE, que são AQ, AQW, AQ3D, DF, EP, HS, MQ, OS, os principais jogos. Cada board do jogo tem suas áreas . As áreas iguais, aqueles que são existente em todos, são:

General Discussion (Discussão Geral)

Esta área é apenas para discussão de alguns assuntos como Class, Quest, perguntas que o team da AE quer saber para melhorar o jogo.

Suggestion (Sugestão)

É aqui onde vocês que fazem itens vão estrar entrando para dar a sugestão.

Encyclopedia (Enciclopédia)

A Enciclopédia existe em apenas 3 boards, no jogo AdventureQuest, DragonFable e MechQuest. Ela se trata de catalogar histórias, NPC, Quests, Itens, tudo. Hoje esse trabalho é feito pelas Wiki, por isso não ter no fórum uma Enciclopédia do AQW. Aqui é o melhor lugar para saber da  história antiga de Lore, os primórdios em 2005 no AQ, DF.

Guides (Guias)

Apenas 3 boards tem Guias em suas respectivas áreas, eles são, AdventureQuest Worlds, DragonFable e MechQuest. Nesta área vocês terão Guias, assim como nós temos, só que em Inglês. Guias para todos os tipos de assuntos, mas somente os aprovados pela Moderação do fórum são os oficiais.

Q&A (Garantia de Qualidade)

Nesta área é a que todos gostam. Podem ser postado dúvidas do jogo, perguntas, dicas, e coisas do tipo.

Brazilian Help

Esta área existe apenas no AQW, por ser o jogo com maior movimento de brasileiros. Aqui dentro, nós temos as mesmas áreas que eu falei acima, só que totalmente em Português apenas para nós, sem precisarmos nos aventurar no Google Translate. Hehe. Os Moderadores competentes ou os próprios membros verão e responderão. Muita dessa área foi traduzida somente pelo nosso eterno amado Colosso, leitor antigo do AQWorlds Brasil, embora hoje tenha que cuidar de sua vida pessoal sem tempo para tal.


→ PORQUE USAR O FÓRUM

Bem, a essa hora vocês devem estar se perguntando porque deste post, ou se eu fiz apenas porque a Elysa me pediu. Não, ele é de extrema importância e uma hora sairia mais cedo ou tarde. O fórum é o meio mais fácil de você conversar com a Equipe da AE, seja de qual jogo for, mas principalmente no AQW pela quantidade de voluntários e popularidade do jogo. Lá, a sua dúvida, sugestão ou o que for, será respondido com 100% de certeza por alguém da Staff, diferente do Twitter que não é uma plataforma oficial da AE, e você fica no vaco direto. No fórum isto não é possível de acontecer, e se acontecer o responsável da área será cobrado por isso, por tanto, dificilmente acontecerá. Os fóruns não são novos, são antigos, muito antigos, eram as primeiras comunidades que existiram na internet juntamente com os blogs, e ele ainda é uma ótima ferramenta de conversa já que é tido mais organização em um fórum do que por exemplo no Twitter ou Facebook.


→ O MAL DO FÓRUM DO AQW

Muitas pessoas hoje em dia, tem fácil acesso ao SWF das armors, e com isso conseguem estudar como fazer um item para AQW. Com isso, temos diversos itens fã made, que são colocados como Sugestão no fórum do AQW. O ruim é que, a Staff não da atenção nenhuma a esta área, não em questão de responder, mas eles não insentivam o seus jogadores a serem Game Designers trazendo seus itens para o Suggestion Shop em Yulgar. Pensem, quando foi a última alteração no Suggestion Shop? Qual item foi? Eu particularmente sinto falta de itens bons, de qualidade no Suggestion Shop, que nos faziam ter vontade de comprar Member para poder usar, ou por ACs, para gastar somente ali, mesmo não sendo um Rare Rarity, coisa que antigamente não era muito notado. A Alina muitas vezes pede sugestões para os jogadores pelo Twitter, mesmo sabendo que ali não é uma plataforma oficial da AE e que não é possível controlar o spam de notificações, ou seja, sempre alguém ela deixará de ler. Semana passada, a Alina deu retweet em um Tweet do @KakashiAE falando sobre temas da Naval Commander, e eu falei:

E Gaara: Nenhum destes, tem MUITOS temas melhores do que estes

E ela como em ironia respondeu.

Alina: Deixe-me ouvir sua ideia! :)

E Gaara: “Aproveite (link do fórum), no fórum tem muitas ideias melhores que a minha.

 

Portanto, esta é a parte ruim do fórum, nem mesmo a Alina, a game lead do AQW da atenção as Sugestões do fórum, e isso claramente desanima, já que qualquer outro Staff, seja Tester, Bug Hunter, White Hat, Dev, é instruído a falar do Fórum caso algum player quiser dar uma sugestão, mas ela própria não da a mínima, e deixa tudo a cargo dos ArchKnights, Moderadores e Administradores do fórum.


→ EFETIVIDADE DO FÓRUM

É fato, que em 2005, quando o AdventureQuest foi lançado, o fórum era a principal ferramenta para a comunicação entre os desenvolvedores e os players, que na época eram poucos comparado a hoje, tanto que o board de AdventureQuest é o que tem mais conteúdo, pois tem mais idade e acompanha desde a criação do fórum de Battleon Forum. Esta é uma discussão que eu venho tendo com os meus amigos de fóruns de Design faz anos, desde 2012. O fórum, antigamente era sim uma ótima comunidade, pois não haviam melhores recursos como atualmente com o surgimento do Facebook, a vinda arrasadora do Skipe, do WhatsApp, mas hoje não há mais espaços para fóruns e até mesmo para blogs. Esta forma de linguagem se esgotou, foi desgastando-se ao tempo, hoje sobra uma fina linha segurando estas ferramentas de comunicação. O fórum da AE já não carrega a mesma ânsia de estar lá, de trabalhar para eles, como havia antigamente, e nem mesmo a própria líder do AQW, a cabeça de todos os assuntos, não tem ciência nem se importa com o conteúdo que há no blog, deixando o trabalho de fazer isso a terceiros, burocratizando mais o processo. O fórum, antigamente haviam dezenas de pessoas postando e querendo entrar na equipe do AQW, pois caso vocês não saibam, virar ArchKnight é um passo muito grande para ser Tester ou ter alguma outra função no AQW, mas hoje não vemos tantos membros como antes, mesmo entre os estrangeiros.

barra

Bem pessoal, o post dessa série fica por aqui. Os próximos das semanas que vem, serão especiais, pois serão 3 posts complementares, cada assunto vai depender do anterior, portanto, GET HYPED moçada, eles vão ficar muito bons, e serão sobre assunto que muitos de vocês pedem. Um abraço e beijo em especial a Elysa por deixar a sua sugestão de tema. Lembrem que vocês também podem sugerir a vontade, os comentários estão ai para sugestões, dicas, críticas ou o que vocês desejarem por. A, e mais uma coisa… ONE PUUUUUUUUUUUUUUUUNCH

16 comentários sobre “Vamos conversar sobre Battleon Forum?

  1. Primeiramente desculpe por estar desviando de assunto. Algo que está me confundindo muito é o “BuyBackShop”, disseram que ele viria e blábláblá mas cara…. CADÊ O SHOP ?
    Ainda não acredito que exista uma taxa de probabilidade quase nula (Nossa ‘-‘) que algo assim venha ao Aqw.
    Por favor “Gms” do blog, tirem essa dúvida minha dizendo quando e se isso pode vim ao aq.
    Atenciosamente, um fã xD.

    • O Buyback é previsto pra a segunda fase do PTR, que se não me engano começará em breve (com a fase 1 em aprox. 96% de conclusão). Mas paciência, há grande possibilidade de adiarem ainda, lembro que a primeira previsão foi pra setembro, e não foi bem assim…

    • Exatamente o que o Aspros disse. Assim que terminarem a primeira etapa de reescreverem os códigos dos servidores, eles tem que lançar para todos os outros servidores a atualização, receber o feedback, analisar, corrigir novos bugs que sempre aparecem, e depois disso começarem a pensar sobre como será feito a segunda etapa do SRW, onde está incluso o Buy Back e Preview Item no Bank. Ai eles terão que começar a programar, depois de um tempo liberar o PTR, depois que tudo tiver sem bug é que eles irão lançar.
      Não quero te desanimar, mas eu estimo que Buy Back só venha no fim deste ano ou ano que vem, já que a AE vai ter outras prioridades antes.

  2. E Gaara como eu posso relatar um bug de class ? Tentei mandar para os bug hunters (não lembro direito) e não vi mudança nenhuma mesmo tendo enviado a mais de 5 meses. É sobre o bug do HoT da Thief of Hours que não ativa de jeito nenhum ‘-‘

    Belo post!

    • Aqui: http://www.artix.com/tracker
      Tu escolhe qual o problema, depois tem que preencher as informações. Tudo em Inglês, claro. :v
      Ty.

      • algo que me deixou puto foi playrs br me chamando de noob pq eu disse que a thief tava sem hot eles disseram que ela nunca teve e começaram a me zuar tenso kk

  3. Saudade do Colosso, eu nunca usei o forum pra nada, mas eles tiveram ideias bem legais, como o programa Ambassador, que foi logo quando lançaram Doomvaults, na época eu não tinha nível para ir lá, então pedi ajuda para esses caras em /Guide, na época até o Sasuke que me ajudou, esse dia foi fantástico! Depois disso eu sempre passava em /Guide, não só para pedir ajuda, mas para ajudar todos, já que eu sei inglês ficava mais fácil, era muito legal, tinha moderadores e o pessoal do Wikidot todo dia lá, então simplismente a AE acabou com o programa e eu fiquei muito bravo, pois lá era um lugar aonde todos noobs poderiam se ajudar, depois a AE colocou novamente o mapa, mas agora não fica ninguém, isso foi vergonhoso.
    A segunda coisa que eu gostei do Forum foi a ”2012 Dage vs Nulgath War stories”, foi fantástico ler as histórias que eles acabaram criando, infelizmente acredito que as boas ideias não foram usadas, sinceramente eles deveriam escrever as histórias do jogo.
    Enfim, o forum de fato é algo muito legal, mas infelizmente acho ele muito chato pelo fato de que se você tenta procurar informações sobre os outros jogos, DF e AQ, você até encontra, mas elas não seguem o padrão de nível do personagem, fazendo jogadores novos terem bastante dificuldade para tentar se aventurar, se o forum tivesse algo como um ”Beginners Guide” seria bem melhor, um exemplo legal a seguir seria o próprio Wikidot do AQW que é bem organizado e esse design arcaico do forum precisa de uma atualização já faz tempo, ainda existe ICQ?
    Bom post.

    • Até que tem gente em /Guide sim, não sempre, mas as vezes Gjappy, Yoshino e um povo estava lá. Hoje essa função de pedir ajuda foi transferida justamente para o Fórum. Você cria um post de ajuda, e alguém da Staff ou até os membros vão lá.
      É tenso fazer um guia pra iniciantes. A Artix tem anos e anos de história, desde de 2001, com o AdventureQuest, e a AE sobrevive de voluntários, ai fica bem inviável.
      O layout do fórum, é porque eles priorizam a velocidade de carregamento das páginas, por isso de um monte de regras sobre YouTube, Imagens, etc. Eu já participei de fórum em que o layout era 80% Flash, ou que as imagens eram pesadas, e demoravam horrores para carregar, por isso desse layout antigo mesmo hoje tendo IBP, vBulletin entre outros.

      • As pessoas precisam de ajuda sempre, tem poucas pessoas, geralmente ficam /afk. É por esse motivo que o AQ pode ser um futuro MechQuest, até o DragonFable tem um sistema que permite o jogador sentir que está tendo progresso, deixar tudo em aberto como Skyrim, mas com os sistemas de batalha do Final Fantasy não funciona, logo quando os Old Players param de jogar, você não renova com New Players, logo isso vai ser um problema, já está sendo.
        Até que a velocidade do carregamento pode ser, mas em 2016 um forum perguntar seu ICQ não é um bom sinal, o banner poderia ser um pouco mais bonito, a gente não usa mais Internet Explore.

  4. Bom post, realmente a Alina não incentiva os players a criarem itens, e até quem sabe classes. Uma maneira que eu achei bem interessante de nos incentivar é dando ”prêmios” aos players que derem boas ideias de itens, isso faria muita gente usar a criatividade, eu mesmo sempre tive o sonho de criar algo que chegasse a entrar no jogo, mas sempre tive uma dúvida: Eu tenho que desenhar o item para ser enviado, no Adobe Flash ou posso fazer no papel e mandar uma foto?

    • A AE dar prêmio por item fã made? lol
      Gostaria de saber em que universo isso seria possível, porque no nosso, não. q
      Tu poder desenhar onde quiser, é livre pra dar sugestão até mesmo em desenho no papel.

      • Ufa ainda bem, sei desenhar mas não no Adobe Flash, sobre o prêmio, realmente, acho que vai ser difícil algo como isso acontecer, mas quem sabe né…

  5. Fico muito agradecida por sanar minhas duvidas e ressaltar a importância do Fórum, agora é só colocar em prática rs… Abraços :)

Partilhe sua opinião conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s