Acabe com o Lag!

Fique por dentro das novidades de Yorumi!

Primeiro, vamos aprender 2 definições de “lag”…

1) Lag pela taxa de frames: Isso é o que a MAIORIA dos jogadores de AQW chamam de lag, mas esse não é o lag em si. é a taixa de frames baixa. Tecnicamente, as imagens estão passando de forma lenta e atrasada em relação ao servidor, causando a impressão que está “travando um pouco”, e pra quem não sabe o porque disso, vou explicar. Isso é causado por vários fatores…

  • O Flash (o “motor” do jogo) NÃO usa a sua placa gráfica ou chip para processar as animações 2D que compõem o AQW e qualquer coisa nele. Ele usa SOMENTE o CPU (Processador) para processar os gráficos, geralmente, processadores abaixo de 2.0 GHz apresentam esse tipo de “Lag” ao jogar AQW.
  • Muitas animações. Qualquer desses movimentos requer maior poder de processamento, é por isso que a taxa de frames cai muito quando você está lutando, especialmente quando está usando uma arma animada (Ex: Ungodly Reavers of Nulgath).
  • Gradientes e Alphas. Esses dois efeitos de cores são essenciaiss. Gradientes são transições suaves entre cores. Alphas é quando você pode ver através de um objeto, também conhecido como “opacidade”.

Resumindo, você está lutando com seus amigos, usando poderes com grandes raios, armas animadas, pets, e armaduras com um monte de gradientes e alphas em um computador com um processador fraco ou desatualizado, ainda mais com vários programas abertos… vai parecer que você está vendo uma “sessão de fotos” do que estar jogando um jogo.

2) Lag causado pelo Servidor: esse é o VERDADEIRO lag. Tem como causa a comunicação ruim entre o seu computador e o servidor do AQW. Isso acaba afetando muitas coisas, como atraso no envio de mensagens no chat (você escreve uma frase e só depois de um tempo ela aparece), atraso ao abrir lojas ou comprar items, atraso em deletar items, atraso no movimento, e causando as famosas desconexões, também conhecido como “disconnect” e DC, e no pior dos casos, esse lag faz com que o servidor reinicie.

E por mais que nossos servidores sejam potentes e rápidos (são os melhores que o dinheiro pode comprar), fatores como a estabilidade e velocidade da sua conexão de internet, distância física do servidor (nossos servidores ficam na Florida (USA), então se você está jogando na lua… eu acho que vai dar um pouco de lag) , a quantidade de jogadores no momento, tudo isso interfere na forma com que o fluxo de dados corre no servidor.

O “lag” causado quando o servidor reinicia especialmente na Sexta-Feira é causado pelo alto fluxo de “logins”, quando todo mundo tenta entrar de uma só vez no servidor para jogar o novo release o mais rápido possível. É como se todo mundo estivesse tentando entrar em um estádio lotado com uma grande atração. Cada um tentando entrar antes do outro, no estádio tem espaço para todos, mas a porta para acesso é pequena, e começa o empurra-empurra, então, o mais forte (que tem melhor conexão) acaba entrando e o mais fraco (conexão mais lenta) acaba ficando para fora, esperando os fortes entrarem.

Nessa semana e na próxima Yorumi estará trabalhando arduamente para consertar e melhorar os servidores em diversos aspectos na medida do possível. Concertando até BUG’s hilários, e Yorumi irá reescrever e montar tudo (é um projeto bem grande) mas essas mudanças não irão afetar de modo negativo os jogadores…

COISAS QUE IRÃO SER MELHORADAS (CONFIRMADO):

  • Tempo e lag para realizar o log-in será reduzido de forma significante. Dependendo de como forem os resultados, você estará logando em menos de 2 segundos.
  • Lag das lojas será reduzido de forma significante. As lojas vão abrir assim que vocês clicarem e vender e comprar itens se tornará ainda mais rápido.
  • Os items que recebe dos Monstros não irão sumir ou aparecer do nada quando você precisar guardar muitos (aquele amontoado de items na tela,atrapalhando a visão), o jogo estará salvando automaticamente para vocês.
  • O lag do chat será reduzido de forma significante.
  • O lag na movimentação de uma sala para outra será reduzido de forma significante, isso interessa muito aqueles que jogam PVP em equipes.
  • As batalhas irão fluir de forma mais suave.
  • Essas mudanças irão nos ajudar a combater usuários de BOT.

COISAS QUE PODEM MELHORAR (AINDA NÃO CONFIRMADO):

  • Os monstros PODERÃO parar de dar respawn em tempos diferentes em servidores diferentes.
  • O travamento causado pela animação de chamas após a ultima atualização do Flash Player PODERÁ se tornar muito menos frequente.
  • Desconexões PODERÃO se tornar menos frequentes.

COISAS QUE NÃO IRÃO MUDAR:

  • As mudanças NÃO irão aumentar seu inventário.
  • As mudanças NÃO farão com que seja possível trocas (trade) entre jogadores.
  • As mudanças Não tornarão possível a mudança de nickname dos personagens.
  • Essas mudanças NÃO irão mudar a sua taxa de framas de maneira alguma. Esse lag causado pela baixa taxa só pode ser resolvido comprando um outro computador ou com melhoras nos equipamentos.

A minha parte favorita das mudanças está no fato de que o lag ao resetar o servidor pode (se tudo correr de acordo com o plano) se tornar uma coisa do passado. Nós vamos trocar as portas do “estádio” para grandes portões espalhados, para que mais pessoas possam entrar ao mesmo tempo sem muito empurra-empurra, isso vai melhorar e muito a velocidade de conexão ao servidor.

Muita gente estava comentando no twitter porque a equipe inteira do AQW não ajuda Yorumi para o trabalho ser mais rápido. Isso porque ela é a única que sabe mexer com essas mudanças. Dage é um artista, Alina uma escritora, Eu não sei bem o que eu faço aqui mas não tenho tanta experiência para fazer mudanças no servidor. E perguntar ao J6 ou ao Aranx se eles sabem fazer isso é a mesma coisa que perguntar se você pode fritar um ovo na sua televisão.

O Resto da equipe está fazendo o que sabe. Estamos todos trabalhando duro pra fazer ótimos releases para essa Sexta-Feira e para o futuro.

Mas isso não significa que ela está sozinha, existem outros programadores ajudando Yorumi com essas mudanças. Atualmente, temos muitos deles, o Capitão Rhubarb, Rolith e o Titan do EpicDuel tem muitas idéias e já sabem como arrumar essas coisas, eles podem ser bem treinados mas não podem fazer nada sem a “engine” do AQW que está com Yorumi.

É como andar em volta da sua casa com os olhos fechados. Eu acho que você consegue fazer isso sem rachar o seu nariz ao meio. Mas não sei se o resultado é o mesmo na casa do seu amigo. Ele pode ter os mesmos cômodos que você, uma cozinha, algumas cadeiras, um banheiro ou dois… mas a organização é totalmente diferente. Você terá que andar MUITO devagar e tomar cuidado para não meter a cara na parede ou pisar no gato dele.

A Yorumi está totalmente concentrada trabalhando na engine do AQW e fazendo as mudanças necessárias para fazer um jogo melhor para todos nós. Boa Sorte, Yorumi. Você está recebendo agora o seu sabre de luz.

Design Notes traduzidas por Heicker, no dia 19/07/2012.

Notas: Sem dúvida uma das DN’s mais importantes que traduzi, adicionei também algumas outras informações que não estavam no texto original, explica muito sobre o lag, que afeta praticamente a todos os jogadores, pra quem sofre com o lag e não sabe se o processador é bom ou não, só seguir o roteiro:

Ir no Menu Iniciar, “Clicar com o Botão direito” em “Computador”  e procurar o campo escrito “processador”:

Fiz testes em 3 computadores, o AQW causa muito lag quando o processador possui menos do que 2.0 Ghz, então, para jogar de foma confortável, é bom adquirir um processador mais potente (acima de 2,5 GHz).

96 comentários sobre “Acabe com o Lag!

  1. Resumindo, pra quem sofre com o Lag, a AE disse: a culpa não é nossa, seu PC é um lixo e sua net é uma bosta, você mora numa favela porque quer, e não temos nada a ver com isso q

    • O meu processador é de 3.20 GHz, minha internet é de 10MB, no qual só chegam 5. E eu só fico com lag quando tem release. Ou seja, a culpa não é minha ou de qualquer outro player por ter lag em release, mas sim da AE que não consegue suportar 12 mil pessoas logadas ao mesmo tempo. =/

    • Aquele amontoado de items na tela,atrapalhando a visão), o jogo estará salvando automaticamente para vocês.GOSTEI DESSA PARTE.1!

      • Breno você faz assim :

        1º-Vai em Menu Iniciar.

        2º-Abra seu Painel De Controle.

        3º-Vá na opção de “Desempenho e Manutenção”

        4º-Click onde estra escrito “Sistema”(com um ícone de um PC com um risco vermelho)

        5-Ai logo você vera se o quando foda e seu PC.

    • Heicker,como eu faço pra descobri a fodalidade do meu processador no Windows XP?Porque você só fez o tuto no Windows Vista(ou 7).

    • Precisa mais não Heicker-zinho-inho-pikenenenho.
      Descobri que meu PC e Pentium Dual Core 2.00GHz.
      Mas e Pentium DUAL CORE !!!

  2. Importante essa DN. Resumindo: Yorumi pode fuder com o AQW e o lag é culpa do lixo que você tem como computador, ou porque somos brasileiros e estamos longe da Flórida, e essas coisas assim.

  3. pra resumir…a culpa eh nossa por não sermos ricos não ter um pc fodastico e naum morar na florida!! okaayyyyyy

    • ”AFUIAHEKLKLHHKLADHKLAEHKLFEHKLKHLFAEKHLFAKHLEAF”

      que dialeto eh esse?

      Agora você não vai mais morrer, mas que isso não se repita…

      • Feliponês é uma língua muito antiga, em que apenas os grandes sábios entendem, foi criada apartir da sociedade secreta Feliponeses, que eram sábios criadores de macacos australianos de sete pernas, após criarem o dialéto, um garoto descobriu e começou a causar discórdia, mas sofre um grave acidente de comer baranã de calcuí, e agora, todos sabem que apenas os mais fortes, sábios e lindos podem usar esse dialéto… OU SEJA VC DEU CTRL+C CTRL+V na minha escrita, você não é forte, sábio nem lindo, você vai morrer, 1 abraççççç.

    • Ganhei, o meu ainda é 2,0 ASPDKOASPDOKASPODKASHFUIAISR29841231N2KE123101233512331V qq.

    • Aprovado… Mais bem que poderia ter trade no aqw né? Poxa, seria bem lgl se não tivesse as pragas dos hackers… :/

    • Olha, talvez tenha trade no aqw3d
      vi umas fotos de supostas “trades” no jogo via facebook

  4. meu pc e windows 7 e tenho internet 3g max e mesmo assim demoro uns 15 segundos pra logar e quando eu entro o jogo trava com chega alguem na room

  5. Meu pc tem 1.5 GHz , vai vendo o lag , fora que a net é uma teta
    A culpa é nossa , dos brasileiros , que vivemos no meio da floresta Amazônica

  6. “Eu não sei bem o que eu faço aqui mas não tenho tanta experiência para fazer mudanças no servidor.” vc é um mercenário isso sim Cycero ò.Ó

  7. pessoal, tem algum erro/bug no manage account.

    ontem eu fui olhar e tava :

    2/8/2009 4:10:00 AM

    hoje ta : 9/6/2011, e ta dizendo que meu ultimo acesso foi a uma semana atraz, porem entrei ante-ontem, ontem e hoje.

  8. Er… Processador não tem nada a ver co isso. Jogar AQW usando o processador de 2GHz usando Linux é MUITO MENOS travado que jogar AQW num computador de 3,4 GHz com Windows.

    Logo… O SO e navegador que você usa interfere e muito no desempenho de seu processador. Afinal, a interface gráfica e a engine de seu rowser também consomem muita memória.

  9. o meu é Windows XP e tem 1,8 GHz e o leg é monstro xD deve ser porquê vivo em elemental pra pegar o último jugger antes de tercessuinotlim ficar rare :'(

    • NENHUM JUGGERNAUT OU QUALQUER ITEM DO NULGATH EM TERCE VÃO FICAR RAROS! Cysero já disse isso. Ninguém entende as coisas nesse blog? Nada de Terce vai ficar raro. ‘-‘

  10. Meu maior problema é fazer o login, e se for em dias de release essa dificuldade sobe pra baralho.

  11. olha q imagem do DageFodha,credito a mim : https://twitter.com/#!/DageTheEvil/media/slideshow?url=http%3A%2F%2Ftwitpic.com%2Fa99ukm

  12. Ja pode instalar o adobe flash 11 que vai estar igual ao 10 (rapido)?
    Processador phoda 4.2 GHz , o meu pc é dois processadores de 2.0 GHz :(

  13. Na verdade eu nem sofro com o lag,mesmo jogando em um netbook sem HD, raramente trava. Mais pra compensar a velocidade da net em de 1GB.

  14. por favor cysero faça que tenha como da arma para outos play no jogo exemplo eu tenho uma conta lvl baixo e na outra tenho a uglody e eu quero da para minha outra conta faça isoo e o jogo ficara melho

    • Se fizer esse sistema de trocas o jogo vai virar um poço de bots mercenarios, imagine como ragnarok, Troco Unglody por 1.000.000 e uma Default Sword, ai os carinhas de bot vai la e pega e vende, dai os itens raros, deixariam de ser esclusividade dos jogadores antigos, eu pelomenos nao quero ver noob comprando itens raros ou dificeis que ralamos pra conseguir e vendidos por boters!

    • Cara, se tivesse Trade no AQW, concerteza os Hackers iriam pegar itens fodões sem a outra pessoa troca com eles. Ia dar muita merda no AQW ser tivesse Trade.

  15. Resumindo isso tudo: Oi, caras pessoas. Se o seu pc é movido a lenha,lesmas ou qualquer outra coisa, a culpa não é nossa. Vá tomar no meio do cú e continue pagando nosso querido dinheirinho pra gente te enganar dizendo que o lag vai passar pois eu sou um GORDO DE MERDA, QUE TENHO UM FILHO PRA CRIAR E PRECISO DA TUA GRANA

  16. “E perguntar ao J6 ou ao Aranx se eles sabem fazer isso é a mesma coisa que perguntar se você pode fritar um ovo na sua televisão.”

  17. nem tudo a ver.
    eu tenho um de 2,40GHz, e usava net de 250kbps
    e raramente dava lag, so dava lag quando vinha release, ou entao, quando ia no bludrut brawl.

    • meu compuutador
      ai olha do ladinho <<
      tarefas do sistema
      exibir informaçoes do sistema

      de nada '-'

  18. E por mais que nossos servidores sejam potentes e rápidos (são os melhores que o dinheiro pode comprar)? ate parece um unico servidor do PW tem suporte pra mais de 10 milhoes de pessoas no aqw nem 10 mil por server ta me tirando neh cysero?

  19. aaaaaaaaaaaaa agr eu vi meu pc so tem 1.09 GHz quero morrer por isso que nao da pra jogar aqw com imagem high fica o maior lag do mundo quando estou em um room sozinho fica lento pra escever e trava muito :( e tem 768 mb

  20. pelo menos eu sei q nao é meu pc, pq meu processador é de 3.19 GHz ,
    Agora só resta esperar as melhorias q seram feitas no aqw par melhorar os legs daqui
    rsrs ^^

  21. Vocês escolhem o caminho mais demorado pra ver se o processador é bom ou não.
    Eu prefiro ir até o Ícone do Meu Computador, depois clicar com o botão direito do Mouse e colocar em propriedades, daí é só ver se o processador é bom ou não. Simples Assim. (Mais simples do que esse método aí do post.)

  22. meu pc tava mal alg aki do caralho e eu botei as menores opcoes e diminue menmoria viasual caixa qualse tudo meu pc fico com um stilo velho mais fico mais rapido e agora o aqw fico um pouco mais rapido hehehe

  23. qual é o mlehor navegador para aqworlds mozila ou google chorme o chorme no meu pc buga mt e ele é 3.30 ghz e a net é 2 mega

  24. Porque eles nao muntar uma Set ou uma base q faça o aqw fica rapido aki ou sei la manda um satelity q melhorar o sinal do aqw pq a maioria dos jogadores sao BRASILEIROS

  25. A SEGURANÇA DO JOGO E UMA MERDA,TEM HACKER DE TODO TIPO,NÃO SEI COMO ELES NÃO DOMINARÃO O AQW.

Partilhe sua opinião conosco!

